Smart Campus Newton

A intensificação da urbanização leva a diversos agravantes em uma cidade intensamente populosa. Dentre eles podemos citar: dificuldades de mobilidade urbana, aumento na geração de resíduos e dificuldades da destinação dos mesmos, intenso uso de recursos finitos, como água, luz e energia. Dificuldades como essas também existem dentro de um Campus Universitário. Devido a isso, surgiu o chamado Smart Campus.

A proposta do Smart Campus Newton é identificar os reais problemas da sociedade e da intensificação da urbanização, desenvolver soluções para resolver esses problemas, utilizando o campus como espaço de prototipagem e aprendizado. Os projetos são desenvolvidos sob o viés de cidades inteligentes, com duração média de seis meses. O grande diferencial é que os alunos são os responsáveis pelos próprios projetos, desenvolvendo e articulando soluções para tornar a cidade e o campus mais inteligentes. Isso torna a formação dos alunos mais completa e os torna mais bem preparados para o mercado de trabalho. Subdividido em 10 eixos, conforme os tipos de problemas reais da sociedade. São ele: Educação, Energia, Industria e Negócios, Meio Ambiente, Mobilidade e Segurança, Saúde e Qualidade de Vida, Tecnologia da Informação e Comunicação, Urbanização, Newton Tech e Governança.

O Smart Campus Newton é desenvolvido pelos alunos em busca de soluções viáveis para problemas reais da nossa sociedade, utilizando o campus como zona de teste para mensurar os seus resultados. Responsável: Professora Andreia Abrahão

OUÇA AQUI o Podcast Smart Talk.

Endereço:

Rua José Cláudio Rezende, 420. Buritis – Belo Horizonte

Telefone:

3508-5808