Smart Campus Newton

A intensificação da urbanização leva a diversos agravantes em uma cidade intensamente populosa. Dentre eles podemos citar: dificuldades de mobilidade urbana, aumento na geração de resíduos e dificuldades da destinação dos mesmos, intenso uso de recursos finitos, como água, luz e energia. Dificuldades como essas também existem dentro de um campus universitário. Devido a isso, surgiu o programa de extensão Smart Campus Newton.

Sua proposta é identificar os problemas da sociedade e da intensificação da urbanização e desenvolver soluções para resolver os mesmos, utilizando o campus como espaço de prototipagem e aprendizado. Os projetos são desenvolvidos com duração média de seis meses a um ano.

O principal objetivo é que todas as ações e projetos se enquadrem nos conceitos de Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis (CHIS), com respaldo em alguns dos ODS da ONU e no Planejamento Estratégico BH 2030. Para tal feito, o programa em questão é subdivido em eixos: Educação e Cultura; Energia; Indústria e Negócios; Mobilidade e Segurança; Governança; Saúde e Qualidade de Vida; Meio Ambiente; TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação; Urbanização e Newton Tech.

Compete aos alunos o gerenciamento dos projetos advindos de cada eixo e, com isso, alcançar a melhor solução levando em consideração efetividade, menor custo, tempo de execução, impactos e retorno financeiro. Os protótipos serão replicados na comunidade externa, reafirmando, assim, o comprometimento com soluções para problemas reais.


Endereço:

Rua José Cláudio Rezende, 420. Buritis – Belo Horizonte

Telefone:

3508 5808