Centros de Inovação

A Extensão conduziu a comunidade acadêmica da Newton a uma imersão no papel social e na força transformadora na nossa sociedade que a instituição pode assumir. Reforçarmos os dois pilares da essência da Extensão Newton: a troca e o cuidado. Aprendemos que a interação dialógica com a sociedade que toda atividade fundamentalmente extensionista propõe é o motor da inovação no processo de ensino-aprendizagem que precisamos passar nesses momentos. Aprendemos com a sociedade e a ela servimos e auxiliamos a avançar de maneira justa, inclusiva e sustentável.

O crescimento nesse ponto da Extensão na Newton foi tal que não se pensa em atividades de Pesquisa ou de Ensino sem esse olhar de troca com a sociedade. As pontes para a indissociabilidade entre os três pilares da educação superior no Brasil, assegurados pela nossa Constituição Federal, estão constantemente em construção na Newton.

Estamos comprometidos com as agendas:

A essência da Extensão nos auxiliou a definir três agendas que, de forma institucional, se tornaram a identidade de qualquer troca do Centro Universitário Newton Paiva com a sociedade:

A criação do senso de preocupação global. A Newton está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Sucedendo o trabalho realizado pela Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a nova agenda pós-2015 da ONU coloca o nosso olhar sobre a importância de todos os atores da sociedade unirem os esforços no alcance de objetivos de vão desde a erradicação da pobreza, passando pela igualdade de gênero, mudanças climáticas até o alcance da paz e justiça.

O entendimento do senso de impacto local. A Newton é a primeira Instituição de Ensino parceira da Prefeitura de Belo Horizonte na execução dos seus Projetos Estratégicos baseados no Planejamento Estratégico BH 2030. Tornando-se uma fonte central de informações e dados, a Prefeitura já nos indica 7 desafios para a construção de uma cidade mais justa, inclusiva e sustentável. Da mesma forma, assumimos que nossos projetos e ações devem estar comprometidas com a resolução desses desafios.

A prática que começa aqui dentro. Por fim, ao olhar as futuras transformações que nossos espaços urbanos irão sofrer, adotamos o conceito do Smart Campus, um laboratório vivo que torna a Newton um espaço para prototipação. Antes de aplicar as soluções na sociedade, os alunos possuem a oportunidade de testarem dentro da nossa estrutura para aprender e posteriormente escalar para a sociedade.

Todos os programas e projetos de Pesquisa e Extensão na Newton estão comprometidos com essas três agendas: os 17 ODS, o Plano BH 2030 e o conceito de Smart Campus.

Serviços Online

fechar