Trabalho de Farmácia fica entre os melhores do CONIC

14 de Dezembro de 2016, 08h49

Conic01

Aluna Rafaela Santos de Araújo durante o desenvolvimento do trabalho

Nos dias 25 e 26 de novembro aconteceu em São Paulo o 16° Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC) e a Newton foi destaque por lá. Um trabalho de iniciação científica dos cursos de Farmácia e Estética e Cosmética foi apresentado e eleito um dos 20 melhores da área de Ciências Biológicas e da Saúde!

Intitulado "Avaliação de Contaminantes Microbiológicos em Produtos Cosméticos", o projeto foi realizado pelas alunas Rafaela Santos de Araújo, Cislene Rodrigues Pereira e Cristiane Marinho da Silva Costa, sob orientação da professora Gisele Santos Gonçalves. Ele conquistou o 14º lugar no congresso.

Rafaela exaltou a participação no Conic e sua importância para a vida acadêmica dela. "Isso é muito importante para que tenhamos um diferencial quando formarmos. Conheci outras pessoas e apresentei o meu projeto para muitos que passaram pelo meu estande", relata. "Trocar conhecimento é algo que me encanta e faz parte do meu aprendizado. Este ano, tive a oportunidade de ser aluna de Iniciação Científica na Newton, uma instituição que preza pela qualidade no ensino e é composta por um corpo docente muito competente", acrescenta.

Leia mais sobre o trabalho a seguir! Parabéns a todos pela conquista!


AVALIACÃO DE CONTAMINANTES MICROBIOLÓGICOS EM PRODUTOS COSMÉTICOS

No Brasil foi criado em 2000 a Resolução RDC n° 33, que aprova o regulamento técnico sobre Boas Práticas de Manipulação de produtos cosméticos. O controle da qualidade analisa todos os insumos que participam do processo produtivo e o produto acabado dos cosméticos. Nesse controle são realizados testes físico-químicos e biológicos, como a contagem de microrganismos viáveis em produtos não estéreis. Este trabalho tem por objetivo a avaliação da qualidade no que se refere ao controle microbiológico de diferentes produtos cosméticos. Na primeira avaliação foram utilizadas 4 amostras de maquiagens em uso dos alunos do curso técnico de Estética e Cosmética do Centro Universitário Newton Paiva, as quais foram analisadas a contagem de microrganismos viáveis pelo método de superfície. Os valores encontrados para contagem de microrganismos viáveis estavam todos dentro dos limites especificados pela Farmacopeia Brasileira. Diante do resultado preliminar obtido, será realizada uma segunda etapa que consistirá na realização da determinação de microrganismos viáveis totais em maquiagens novas e após dois meses de uso com o objetivo de confirmar a qualidade dos produtos cosméticos comercializados no Brasil.

Palavras-Chave: Controle Microbiológico, Produtos Cosméticos, Risco Biológico.



Serviços Online

fechar