TCC de Engenharia Química é selecionado para Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental

09 de Novembro de 2016, 10h01

Triinho 2

Guilherme Augusto do Carmo Fernandes, Caroline Ferreira Krol e Bruno Barboza Malaquias

Três alunos de Engenharia Química da Newton mal apresentaram seu Trabalho de Conclusão de Curso e ele já foi selecionado para um importante evento nacional! O projeto será apresentado no VII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, que acontece em Campina Grande, Paraíba, de 21 a 25 de novembro.

Intitulado "Utilização do mesocarpo de coco para tratamento de efluentes contaminados com metais pesados", ele foi desenvolvido pelos estudantes Bruno Barboza Malaquias, Guilherme Augusto do Carmo Fernandes e Caroline Ferreira Krol, sob orientação da professora Caroline Petrillo. "Conseguimos depois de enfrentarmos dificuldades na parte prática e solucionarmos dias antes da entrega final, e sobrevivermos ao estresse e discussões de ideias. Não foi fácil, mas juntos desde o inicio, começamos a colher os frutos de todo o esforço nesses cinco anos de faculdade", declarou o grupo.

A orientadora reconheceu a dedicação dos jovens e sua contribuição para o resultado final. "Foram muitos artigos pesquisados, vários testes práticos realizados no laboratório, contando também com o auxilio de alguns professores da instituição. É um trabalho que traz soluções sustentáveis, contribuindo para o ecodesenvolvimento do planeta", explica.

Parabéns a todos os envolvidos e sucesso no congresso!


RESUMO

"Utilização do mesocarpo de coco para tratamento de efluentes contaminados com metais pesados"

A contaminação das águas por meio de metais pesados é um problema preocupante para a sobrevivência da população, pois os métodos de remoção dos íons metálicos estão relacionados a elevado investimento e tempo de operação. Métodos alternativos de descontaminação de efluentes industriais com a utilização de biomassa, como exemplo o mesocarpo de coco verde, tem apresentado resultados promissores, entretanto as condições de operação devem ser efetivamente analisadas, principalmente o pH. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência da utilização do pó do mesocarpo de coco verde “in natura” e tratado para remoção de chumbo e zinco presentes em efluentes simulados. Os resultados apresentados demostram a capacidade de remoção de metais pesados, em especial a captura dos íons de chumbo por pó de coco verde tratado pelo processo de nitração, o qual apresentou a melhor eficiência no processo de adsorção, demostrando a viabilidade expressiva do método e contribuindo para o desenvolvimento sustentável por meio do princípio da química verde.


Serviços Online

fechar