TCC de Engenharia Química é destaque em software de processos químicos

19 de Dezembro de 2016, 09h59

As alunas Ana Caroline Cabral Teixeira e Isabella Maria Lima Alencar Pereira mal apresentaram o Trabalho de Curso de Engenharia Química - com nota 100! - e já estão com um futuro bastante promissor em relação ao projeto! Atualmente, ele é destaque no software DWSIM, servindo de referência para diversos usuários do produto, espalhados por todo o mundo.

Intitulada "Simulação e Otimização de uma Planta de Produção de Biodiesel", a pesquisa foi desenvolvida no último semestre, depois que as estudantes aprofundaram seus conhecimentos na disciplina de "Simulação e Otimização de Processos Químicos", ministrada pelo professor Alexandre Rodrigues. O docente propôs o tema e elas aceitaram em função do seu viés de combustíveis fósseis e o esgotamento dos mesmos, além da preocupação atual com a sustentabilidade. Todo o projeto foi realizado no DWSIM, gratuitamente, sob orientação de Márcio Guimarães Coelho.

"O processo de produção de biodiesel é caro. A ideia do professor é tentar, por meio do software, conseguir otimizar essa produção e, posteriormente, em trabalhos futuros, focar no custo", explica Isabella, que ainda chama atenção para o fato da simulação e otimização serem áreas em crescimento este momento. "E é algo bastante viável, é possível analisar a planta inteira, ver o que realmente interfere na produção e em cada etapa", completa Ana Caroline.

As engenheiras revelam que atingiram um percentual de pureza de 98% no trabalho, porcentagem ainda maior que aquela apresentada no artigo original que foi base do projeto delas: 93%. A partir de agora, o plano é enviar o TCC para congressos, para a revista internacional Espaços e, é claro, um mestrado! No caso, este seria feito na UFMG.

É importante destacar que Daniel Medeiros, criador do software, foi bastante elogiado pelas alunas da Newton por sua atenção e apoio durante a execução do trabalho. O funcionário da Petrobrás também reconhece a importância do mesmo. "Modelagens de plantas de produção de biodiesel são sempre interessantes para nós, engenheiros químicos brasileiros, pois elas fazem parte da nossa realidade. Do ponto de vista acadêmico, é um processo muito completo para ser modelado, uma vez que inclui as principais operações unitárias da Engenharia Química", revela.

CLIQUE AQUI para ler mais sobre o DWSIM! O download é gratuito.

Parabéns às nossas alunas!


RESUMO

Simulação e Otimização de uma Planta de Produção de Biodiesel

Com o intuito de melhorar a eficiência do processo de produção de biodiesel, e aumentar a utilização de combustíveis menos poluentes, utilizou-se os conceitos de simulação, que possibilita uma visão ampla de processos produtivos, bem como, da otimização, que permite a obtenção de resultados factíveis ou não, determinando se o equipamento está operando em seu ponto ótimo, o que impacta diretamente na eficiência de processos industriais. Desta forma, utilizando o software DWSIM simulou-se e otimizou-se o processo produtivo da produção de biodiesel, utilizando como matéria-prima o óleo da planta de palma e álcool etanol, produzindo uma corrente de 98,20% de biodiesel purificado e quantidades mínimas dos demais componentes, que comprovam o objetivo atingido, com um bom resultado.


Foto07

Alunas Isabella e Ana Caroline.

Serviços Online

fechar