Série de entrevistas Iniciação Científica Newton 20 anos: Mariana de Luca

27 de Março de 2019, 14h28

S%c3%a9rie de entrevistas inicia%c3%a7%c3%a3o cient%c3%adfica newton 20 anos mariana de luca

A terceira personagem da série "Iniciação Científica Newton 20 anos" atua na área da Odontologia. Trata-se da professora Mariana de Luca, dentista e doutora em Odontopediatria pela UFMG, que faz parte do corpo docente da Newton há três anos e tem como vertente de sua pesquisa produtos naturais para a área odontológica.

Confira a entrevista dela a seguir.

Veja AQUI os projetos selecionados para o 20º Programa de Iniciação Científica da Newton.

 

Qual a sua formação acadêmica e área de atuação?
Sou graduada em Odontologia, especialista em Odontopediatria, Mestre em Clínica Odontológica e Doutora em Odontopediatria.

Há quanto tempo você está na Newton como professora? E envolvida em pesquisa?
Como docente há três anos e como pesquisadora há um ano.

Sempre se interessou pela área de pesquisa? Quando foi o “start”?
Sim, desde a graduação me envolvi em monitorias e iniciação científica. O start para a área de pesquisa foi durante a minha especialização em Odontopediatria, quando 
começaram a surgir as pesquisas com produtos naturais, com destaque para a própolis, com resultados promissores na área odontológica.

Qual pesquisa você está desenvolvendo no momento? Alguma que considera mais relevante ou que tenha trazido mais realização para você?
No momento, estou aperfeiçoando a formulação de um verniz a base de própolis verde, que foi desenvolvida durante o meu doutorado. Para mim, ter a oportunidade de continuar 
com a pesquisa que iniciei na minha pós-graduação é muito importante, pois solidifica a minha linha de pesquisa e minha carreira como pesquisadora.

Qual a sua perspectiva para ciência no futuro? 
Minha perspectiva é de que a ciência no futuro envolva ainda mais mulheres, curiosas, engajadas e com condições iguais de pesquisa e inovação em todas as áreas do 
conhecimento.

Deixe uma mensagem para as mulheres que querem seguir esses passos.
Estudem e se aprofundem no tema que te provoque curiosidade. A resposta virá, mas nem sempre é aquela que você esperava.

 

 

Serviços Online

fechar