Psicologia e Fab Lab Newton desenvolvem dispositivo armazenador para smartphones

06 de Dezembro de 2017, 09h19

O Fab Lab Newton é um espaço voltado para qualquer aluno (a) da instituição desenvolver projetos, independentemente do seu curso. Uma das áreas que mais têm realizado trabalhos por lá é a da Saúde, que teve como um dos destaques deste semestre o curso de Psicologia.

Cinco alunas da disciplina "Projeto Aplicado - Desafios Éticos Contemporâneos" estiveram no espaço e produziram a Caixa Colmeia. Trata-se de um produto que possui 20 locais individuais para armazenamento de smartphones, sendo que cinco destes estão equipados com carregadores para os dispositivos. O objetivo é fazer com que os adolescentes deixem seus celulares na caixa durante as aulas. Lembrando que a utilização da caixa tem caráter voluntário, ou seja, a pessoa decide se vai aderir ou não à proposta.

O conceito e aplicação da Caixa Colmeia foram construídos a partir dos estudos de B. F. Skinner acerca da Análise do Comportamento, ciência que estuda o comportamento humano e a relação deste com as contingências ambientais. Além disso, é importante ressaltar que, por meio da Lei 14.486/2002, o estado de Minas Gerais proibiu o uso do telefone celular nos estabelecimentos de ensino durante as aulas e e relação entre aluno e professor tem enfrentado situações difíceis em decorrência disso. Dessa forma, percebe-se que os efeitos do uso do celular ultrapassam a dimensão cognitiva e alcançam a questão ética.

"As alunas de Psicologia demonstraram ter pensamento inovador, curioso, corajoso e sem medo de errar. Mostraram que já possuem, desde o início do curso, os valores da cultura maker que queremos ver em todos os alunos da Newton", elogia Carla Werkhaizer, Fab Manager da Newton. "Que este seja apenas o primeiro de muitos projetos de Psicologia e que nós possamos contribuir para a formação de psicólogos cada vez mais inovadores!", completa.

As estudantes Sarah Santos e Renata Paiva ficaram bastantes felizes com o resultado e possibilidades da Caixa Colmeia. "Saber que o produto final pode desempenhar um papel importante na educação de adolescentes é extremamente gratificante! Agradecemos à minuciosa orientação da Professora Ana Paula Manso e ao apoio da coordenadora Andréia Faria", agradecem.


CAIXA COLMEIA

Alunas: Bruna Guadagnini, Izabella Cardoso, Janaína Nascimento, Renata Paiva e Sarah Santos

Orientadora: Ana Paula Manso, Professora da Newton, Mestre em Letras e Especialista em Psicologia.


Psicologia e fab lab newton desenvolvem dispositivo armazenador para smartphones

Da esquerda para direita: Danilo Nascimento (Fab Lab), Sarah Santos (aluna), Renata Paiva (aluna), Carla Werkhaizer (Fab Manager), Janaína Nascimento (aluna) e Brício Salles (Fab Lab).

Serviços Online

fechar