Projeto EnvelheSer apresenta trabalhos no IX Congresso Mineiro de Geriatria e Gerontologia

06 de Setembro de 2017, 12h04

Nos dias 24, 25 e 26 de agosto, aconteceu no Hotel Ouro Minas um grande evento da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seção Minas Gerais. Trata-se do IX Congresso Mineiro de Geriatria e Gerontologiam, que reuniu médicos e outros profissionais da área de saúde, difundindo novos conceitos e recomendações para o diagnóstico e o tratamento das doenças ligadas aos idosos.

Em 2017, o tema central foram as demandas, desafios e limites do processo de envelhecimento no século XXI. Mais uma vez, a Newton marcou presença no evento com o EnvelheSer! Dois trabalhos do nosso projeto de extensão foram selecionados para eventual apresentação no congresso, ambos sob orientação da professora Valquíria Fernandes Marques.

"A participação coletiva da comunidade acadêmica com as questões sociais atreladas ao envelhecimento populacional, a qualidade de vida e a formação interdisciplinar e multiprofissional dos futuros profissionais da área da saúde reflete as necessidades do contexto demográfico e epidemiológico. Portanto, faz-se necessária a tridimensionalidade do fazer universitário autônomo, competente e ético", explica a docente, que também coordena o projeto. "Assim, o EnvelheSer vem consolidando o tripé ensino, pesquisa e extensão, princípio norteador da existência das universidades e uma das áreas em franca expansão em nosso Centro Universitário", completa.

Parabéns a todos pela conquista! Confira a seguir um breve resumo dos trabalhos dos nossos alunos:


Cinoterapia: uma prática social sob a ótica da qualidade de vida de idosos

Emilly dos Santos Pinto (Medicina Veterinária)

Felipe Azara Silva (Medicina Veterinária)

Francine Barros Oliveira (Odontologia)

A cinoterapia é uma abordagem terapêutica assistida por animais e é utilizada em diferentes faixas etárias, incluindo idosos. O uso de cães como co-terapeutas podem influenciar na melhoria das relações e pode ser empregada em tratamentos físicos e psicológicos, haja visto, aumento no estímulo social e bem-estar. Este trabalho, conta com os participantes do projeto de extensão interdisciplinar “Envelheser” e idosos da comunidade, no qual, visa contribuir para as práticas relacionadas a promoção da saúde e do autocuidado diante do processo do envelhecimento.


Horticultura social e terapêutica: envelhecimento criativo e saudável

Michele do Carmo Vieira (Ciências Biológicas)

Francine Barros Oliveira (Odontologia)

Marcos Antônio de Assis Moura (Ciências Biológicas)

A arte-terapia possibilita o desenvolvimento da criatividade, da reconstrução e transformação, numa perspectiva terapêutica. Dentre as diferentes modalidades, destaca-se a horticultura terapia. A Horticultura Social e Terapêutica faz do uso de plantas e jardinagem como estratégias para reabilitação, com intuito de promover o bem-estar humano.


Relembre outras participações do EnvelheSer em importantes congressos:

Congresso Brasileiro de Extensão

Convibra

Evidosol

Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica


21032485 1398535856933903 6080616569237067968 n

Últimas notícias da categoria Eventos

Serviços Online

fechar