Projeto de cursos de Engenharia é aprovado no FAB14

18 de Junho de 2018, 09h57

A Newton vai retornar ao encontro internacional de todos os Fab Labs do mundo! O FAB14 aprovou o projeto "Poste de Iluminação Operado com Energia Fotovoltaica com Seguidor Solar", na seção "Tecnologia e Inovação".

O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Hugo Nascimento, Davino Neto, Ítallo Fernando Amaral e Marley Luciano, dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação, em parceria com o Smart Campus Newton e o Fab Lab Newton. Eles foram orientados pelos professores Andréia Sant’Anna e Lucas Faria. O ex-aluno André Mattioli atuou com a equipe no ano passado, enquanto cursava Engenharia Elétrica. Ele foi responsável pelos cálculos de dimensionamento das cargas elétricas.

O objetivo do projeto é propor o desenvolvimento um poste de luz que opera por meio de painéis solares que geram eletricidade quando expostos à luz solar. Juntamente com essa tecnologia, ele conta com um rastreador solar que maximiza a área de contato dos raios solares com o painel solar, permitindo uma maior geração de energia. Esta é armazenada em baterias de lítio, o que permite a iluminação à noite pelo poste. Atualmente, os integrantes estão na fase de desenvolvimento de testes para verificar o desempenho do objeto. Embora os mesmos não estejam totalmente concluídos, verifica-se que o uso do rastreador solar aumenta o desempenho do poste significativamente.

Após a realização de todos os testes em laboratório e outdoor, será implantada uma política de colaboração junto a órgãos governamentais e empresas privadas, a fim de tornar possível a produção do produto em uma escala industrial. Futuramente, o projeto poderá ser aplicado em diversos locais, como rodovias, estradas rurais e monumentos públicos. 

"Ficamos felizes pelo nosso projeto ter sido aprovado no FAB14, pois mostra como ele está sendo reconhecido não só nacionalmente mas também internacionalmente, com uma importância socioambiental que vem buscando maneiras de reduzir a agressão ao meio ambiente", explica Hugo, estudante de Engenharia Mecânica.

O FAB14 acontece na França, entre 12 e 22 de julho. Saiba mais sobre o evento AQUI.

Relembre a participação da Newton no FAB13, que ocorreu no Chile em 2017.

 

Projeto de cursos de engenharia %c3%a9 aprovado no fab14

Serviços Online

fechar