Newton realiza palestra sobre biodiversidade na Silva Lobo

11 de Setembro de 2017, 12h21

Newton realiza palestra sobre biodiversidade na silva lobo

Um dos maiores desafios da Ecologia é a previsão da diversidade de espécies e o Monitoramento Acústico Passivo (PAM) pode melhorar significativamente a nossa capacidade de fazer isso. Quer saber mais sobre a ferramenta?

No dia 12 de setembro, o campus Silva Lobo realiza a palestra "Monitoramento acústico passivo: uma ferramenta inovadora para avaliar o status da biodiversidade", que terá como convidado Marconi Campos Cerqueira Junior, Doutor e Mestre em Biologia. O pesquisador vai apresentar o assunto, a sua importância e impacto na natureza.

Doutor Marconi Cerqueira

O evento é voltado para alunos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária e não é necessário fazer inscrição. A comunidade também é muito bem-vinda, participe!


Palestra

Data: 12/09/17

Horário: às 21h

Local: A CONFIRMAR

Sinopse

Um dos maiores desafios da ecologia é a previsão da diversidade de espécies. Os métodos tradicionais para acessar a diversidade de espécies geralmente se concentram em observações diretas de uma pequena gama de grupos taxonômicos e escalas espaciais e temporais limitadas. Em contrapartida, o monitoramento acústico passivo (PAM) pode melhorar significativamente a nossa capacidade de prever a diversidade de espécies, pois podemos detectar a presença de uma ampla gama de táxons animais (biofonia). Além disso, PAM pode registrar sons produzidos por elementos geofísicos (geofonia), bem como sons produzidos por humanos (antropofonia). Essa capacidade de gravar todos os sons em um site nos permite caracterizar um ecossistema (paisagens sonoras) e rastrear como ele muda através do tempo. A capacidade de monitorar muitos lugares simultaneamente 24 horas por dia juntamente com um armazenamento permanente de todos os dados estão entre muitas outras vantagens do PAM.


Serviços Online

fechar