Newton inaugura 1º Fab Lab de Minas Gerais

28 de Outubro de 2015, 00h00

96c62f4bc4a5439292b3f1ea880b11af3acd60df

A Newton saiu na frente e inaugurou, no dia 29 de outubro, na Unidade Buritis I (Rua José Cláudio Rezende, 420) o 1º Fab Lab de Minas Gerais. O laboratório da Newton estará conectado com mais de 550 Fab Labs, distribuídos em 60 países, formando, assim, uma rede de compartilhamento de experiências.

Seguindo o conceito mundial, implantado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o Fab Lab da Newton tem o objetivo de democratizar o acesso às novas tecnologias de fabricação, incentivar o conhecimento aberto, o empreendedorismo e o espírito mão na massa. “Compartilhamos os mesmos fundamentos e processos, atuando localmente para colaborar globalmente. Para os alunos da Newton é uma oportunidade incrível de vivenciar a inovação e empreendedorismo tanto por meio de disciplinas que usarão o Fab Lab quanto por meio do acesso livre para criar projetos próprios”, conta o coordenador do projeto, Jan Diniz.

O Fab Lab da Newton irá contar com máquinas de impressão 3D, fresa de precisão e de grande formato, máquina de corte a laser, cortadora de vinil e portfólio de ferramentas e materiais para criar diversos tipos de produtos. 

Alguns projetos já estão sendo desenvolvidos no Fab Lab, como é o caso de uma parceria de alunos de Engenharia e Fisioterapia, que estão criando próteses biônicas de baixo custo, e os alunos de Arquitetura, que estão produzindo móveis feitos na máquina de corte a laser. O laboratório pode ser utilizado por qualquer curso e aluno da Newton e é aberto para a comunidade em geral: “a Biologia poderia criar kits educacionais imprimindo componentes de uma célula animal por exemplo, o Direito pode discutir sobre questões tecnológicas como a questão da propriedade intelectual dos projetos e protótipos que estamos criando, a Estética poderia propor a criação de instrumentos de trabalho que ainda não vendem no mercado e imprimiríamos em minutos. A Administração poderia trabalhar as metodologias de inovação que podemos utilizar para otimizar nosso processo de inovação junto a alunos e empresas”, exemplifica o coordenador do projeto.

O Fab Lab irá funcionar de segunda a sexta, das 8h às 22h. Os alunos interessados em colocar ideias em práticas podem agendar um horário no laboratório pelo e-mail jan.diniz@newtonpaiva.br.

Serviços Online

fechar