Newton é pioneira em Minas com Smart Campus

27 de Abril de 2016, 00h00

6157 peca conceito smartcampus

Programa visa propor soluções reais à sociedade

A Newton inovou novamente, desta vez com um novo projeto: o Smart Campus Newton, pioneiro em Minas Gerais. Ele será inaugurado em 27 de abril!

O projeto teve como inspiração o Smart Campus Facens, criado pela Facens - Faculdade de Engenharia de Sorocaba. Seu objetivo é apoiar a formação de profissionais de Engenharia capazes de identificar oportunidades relacionadas ao conceito de cidades inteligentes, assim como inspirar, articular e estimular a criação e desenvolvimento de soluções de problemas reais da sociedade.

“O Smart Campus é um programa que empodera a comunidade acadêmica para criar projetos que resolvam problemas reais da sociedade, mas de uma forma que os alunos possam ‘prototipar’ no campus e aprendam assim colocando a mão na massa”, explica Jan Diniz, Gestor de Projetos e Inovação da Newton. Ele é subdividido em oito eixos mais um núcleo facilitador, sendo eles: Educação, Saúde e Qualidade de Vida; Urbanização; Energia; Indústria e Negócios; Mobilidade e Segurança; TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação); e Meio Ambiente.

Como que o projeto começou? A primeira ação do SCN foi selecionar dentre diversos alunos inscritos aqueles que viriam a ocupar o cargo de Trainee, os quais são responsáveis por buscarem parceiras com instituições que tenham sintonia com os projetos trabalhados e que, juntamente aos professores da Newton, possam fortalecer e dar suporte aos envolvidos nos projetos. O próximo passo seria a abertura do edital “Maratona Newton – Cidades Inteligentes” em maio, com objetivo de motivar a comunidade acadêmica da Newton a desenvolver projetos que estejam dentro do conceito de cidades inteligentes. 

Segundo Leonardo Fernandes, Supervisor de Projetos de Pesquisa e Extensão da Newton e integrante do Núcleo Facilitador, projetos interdisciplinares elaborados por estudantes de cursos variados serão incentivados, algo que permite a criação de ideias inovadoras. "Os alunos inscritos vão passar por duas semanas de treinamentos acerca do conceito cidades inteligentes e receberão suporte dos Trainees para amadurecer o projeto inicial. Ao fim dessa etapa, haverá uma apresentação formalizada do projeto para uma banca avaliadora que selecionará, enfim, os trabalhos que serão desenvolvidos pelo Smart Campus Newton", pontua. No fim do ano, os alunos selecionados na Maratona vão apresentar os protótipos dos projetos desenvolvidos em uma feira promovida na Newton.

Para Adriana Nascimento, Trainee do Eixo TIC, ao participar do programa o aluno adquire experiência em liderança, treinamento de gerenciamento de projetos, certificado em cidades inteligentes e exposição aos parceiros. Sem dúvidas, trata-se de uma ótima oportunidade para quem busca novos conhecimentos, habilidades e transformar o mundo em que vive de forma inovadora!

 

 

Smart Campus Newton 

Endereço: Rua José Cláudio Rezende, 420. Buritis – Belo Horizonte

Telefone: (31) 3508-5808

 

Últimas notícias da categoria Institucional

Institucional
03/04/2017
Emailnapp aluno %282%29

Conheça o atendimento do NAPp

Serviços Online

fechar