Newton apresenta trabalhos inovadores em congresso internacional no Chile

26 de Julho de 2017, 08h53

A Newton vai marcar presença em um evento de escala global no Chile! Trata-se do FAB13, encontro internacional de todos os Fab Labs do mundo. Após passar por Shenzen, na China, o evento acontece em Santiago este ano, de 31 de julho a 06 de agosto.

A programação do FAB13 inclui diversas atividades, como palestras, workshops, apresentação de artigos, premiações e exposições de Fab Labs. A Newton tem o enorme prazer de dizer que estará presente no encontro, por meio de dois projetos: a "Cadeira Biza", do curso de Arquitetura, que foi premiada no início do ano na Universidade de Stanford; e o "Renossonic Plus - Diagnóstico a um toque", dos alunos de Engenharia de Produção, selecionado para concorrer ao exclusivo Grand Prix de Inovação e Empreendedorismo. É a primeira vez na história do evento que um Fab Lab brasileiro tem a chance de concorrer na categoria.

Confira a seguir detalhes dos trabalhos. Parabéns a todos os nossos alunos e colaboradores pela conquista e lhes desejamos sucesso no FAB13!


Cadeira Biza

Com referências de designers renomados e da arquitetura brasileira, a cadeira tem função de repouso com permanência prolongada, alinhando estética e funcionalidade. Ela atende não somente aos idosos com mobilidade reduzida, mas, também, a qualquer outra faixa etária que venha a ter necessidade do uso da cadeira.

O material foi desenvolvido no Fab Lab Newton pelos alunos de Arquitetura e uma equipe formada pelos coordenadores Rodrigo Reis (Arquitetura) e Aline Cristina de Souza (Fisioterapia); pela coordenadora da ONG Lab60+, Gal Rosa; pelo professor de ergonomia do curso de Arquitetura, Geraldo Gustavo; e pela Fab Manager, Carla Werkhaizer.


Renossonic Plus

O projeto nasceu a partir da disciplina "Engenharia do Produto", cujo objetivo era criar um produto futurístico para mudar a realidade de milhões de pessoas. É um novo conceito de aparelho de ressonância magnética portátil, que tem por finalidade auxiliar no diagnóstico de pacientes de forma rápida e precisa. A ideia é que a ressonância seja realizada no momento da triagem nos hospitais, assim, o atendimento inicial será mais preciso e direcionado, reduzindo o tempo de espera e auxiliando profissionais da saúde a agir o mais rápido possível.

O Renossonic teve a coordenação do professor Geraldo Gustavo e orientação da equipe do Fab Lab Newton, composta por Carla Queiroga, Fab Manager, Bricio Mares Salles, mentor técnico de marcenaria e usinagem, Natalia Romagna Rodrigues, mentora técnica de modelagem e impressão 3D, e Marley Rosa Luciano, mentor técnico de eletrônica e automação.


8250 telas 1280x720 fab13 1

Serviços Online

fechar