Fórum de Gestão de Desastres reúne profissionais e estudantes de Engenharia Civil na Newton

29 de Outubro de 2018, 15h28

Nos dias 09 e 10/10, o campus Silva Lobo foi palco do I Fórum de Gestão de Desastres: Comportamentos em Incêndios Urbanos. O evento é uma realização do Instituto Flama e primeiro de uma série de quatro fóruns de discussão técnico-acadêmico.

O objetivo era discutir movimentos de massa, sismos e escorregamentos de encostas, excesso e falta de água, vendavais e deslocamentos de massas de ar e incêndios urbanos e florestais. Cada uma dessas abordagens se deu sob a perspectiva de comportamento estrutural, institucional, normativo e humano. 

No primeiro dia, o professor Rogério Lacerda participou da abertura, dando as boas vindas e apresentando o curso de Engenharia Civil. Na sequência, foi proferida a palestra "Risco de Incêndio e Análise Estrutural", pelo docente Antônio Claret, e realizada a mesa redonda "Incêndio em Patrimônio Cultural", coordenada pelo Dr. Paulo Krüguer - IGNIS/UFMG. Durante o coffee break, foi realizado o lançamento do livro "Introdução à Engenharia de Incêndio", de Claret, que autografou os exemplares para os participantes. Antes do encerramento, palestrou o Cel Lucas, da Defesa Civil, sobre a Resposta institucional e noções de direito público em gestão de riscos.

No segundo e último dia, aconteceram as palestras "O Crescimento da Engenharia de Incêndio em Ambiente Urbano – Comportamento Normativo" e "O Comportamento Humano em Ambientes de Crise e Desastre – Risco Pós-Traumático" e a mesa-redonda "Projeto de Implementação de Laboratório de Ensaios Dinâmicos em Engenharia de Incêndio".

O fórum teve a participação de 144 pessoas, entre elas profissionais e empresas de projeto de prevenção e combate a incêndio, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, psicólogos, advogados, arquitetos e estudantes de Engenharia Civil.

"Vivenciar essa experiência foi de grande relevância, além de obter competência na minha vida acadêmica e até mesmo profissional. Agradeço a oportunidade e a confiança que depositaram em mim e parabenizo a equipe Flama e a Newton pelo profissionalismo", elogia Diane Andreza Silva, do 9° período de Engenharia Civil. "A certeza que fica, pois, é da justeza que a parceria entre o Instituto Flama e a Newton Paiva e dos resultados profícuos em futuro breve", afirma Miguel Najar, presidente do Instituto Flama.

Confira as fotos!

 

 

F%c3%b3rum de gest%c3%a3o de desastres re%c3%bane profissionais e estudantes de engenharia civil na newton

Serviços Online

fechar