Fab Lab Newton ultrapassa marca de 2 mil projetos em 2017

29 de Novembro de 2017, 16h53

Depois de bater o recorde de mil projetos no primeiro semestre de 2017, o Fab Lab Newton continuou com o ritmo forte e já ultrapassou a marca de 2 mil! Temos uma média de 20 ideias sendo realizadas por dia no nosso campus Buritis.

"Como primeiro Fab Lab de Minas Gerais, chegamos ao campus Buritis I há dois anos como algo promissor, mas ainda desconhecido pela comunidade Newton. Por meio dos nossos workshops, cursos e MeeTUp de Arduino, os alunos começaram a se familiarizar e a descobrir as potencialidades de se aprender fazendo", explica Carla Wekhaizer, Fab Manager. Entre os cursos com mais trabalhos desenvolvidos, temos Arquitetura, seguido de Engenharia Mecânica, Odontologia, Fisioterapia e Medicina Veterinária. "Fechamos o ano com um enorme crescimento de projetos do campus da Saúde, provando que o Fab Lab é um instrumento para a inovação no Ensino para todos os cursos da Newton", completa.

Brício Mares, Mentor Técnico em Projetos 2D, ainda destaca que alunos de Administração, Comunicação e Direito têm prototipado ideias no Fab Lab. Isto, sem contar pessoas externas que precisam elaborar projetos pessoais e encontram na Newton um serviço gratuito e de alta qualidade para alcançarem seus objetivos.

Confira a seguir os destaques do último semestre:


- LUMI ON: Sistema de controle de iluminação do Campus pelo celular, utilizando tecnologia Wi-Fi. Desenvolvido pelos alunos e membros da equipe Fab Lab Marley Rosa (Engenharia Elétrica) e Gesley Evening (Sistemas de Informação).

- FLARP: Tapete de borracha interativo, que aprimora a coordenação motora de portadores de Síndrome de Down. Desenvolvido por Thales Malvar, aluno de Arquitetura e voluntário no Fab Lab.

- Manequim Odontologia: Reconstituição em modelagem e impressão 3D de manequins para prática odontológica da Clinica de Odontologia. Projeto da Natália Romagna, aluna de Engenharia Mecânica e Mentora Técnica em Modelagem 3D.

- NIDO: Estrutura modular e flexível, que funciona como abrigo e lugar para carregar o celular. Projeto desenvolvido pelo aluno Danilo Nascimento, de Engenharia Civil, bolsista do Fab Lab.

- Prótese de Mão da Marina: Marina tem 10 anos e vai ganhar uma prótese de mão em 3D. Projeto de alunas de Fisioterapia, em parceria com o Fab Lab e o Smart Campus Newton. Projeto de Natália Romagna, aluna de Engenharia Mecânica e Mentora Técnica em Modelagem 3D.

- Prótese de bico de maritaca: Projeto em parceria com a Clínica de Veterinária e Paula Cambraia Guimarães, coordenadora de Medicina Veterinária. Projeto de Natália Romagna, aluna de Engenharia Mecânica e Mentora Técnica em Modelagem 3D.


No próximo ano, estão previstos cursos de Biohacking, em parceria com a Escola Americana. Fique de olho no nosso site e no do Fab Lab Newton para acompanhar as novidades!

Quer usar nosso espaço? Agende um dia e horário AQUI.

Às quartas-feiras, abrimos o laboratório para visitas guiadas, as quais acontecem às 10h e às 14h. Marque a sua pelo e-mail fablab@newtonpaiva.br


8812 tela 1280x720 conquistas fablab 1

Últimas notícias da categoria Institucional

Serviços Online

fechar