Fab Lab Newton realiza produção de escudos faciais para Hospitais em combate ao Coronavírus!

14 de Abril de 2020, 14h43

Na luta contra o Covid-19, redobrar os esforços tem sido a mensagem mais presente nos últimos dias, enfatizada pelas autoridades de saúde. E a Newton está nessa missão!

Por meio da estrutura do Fab Lab Newton (laboratório com potente espaço de fabricação digital, com impressoras 3D e cortadoras a laser), a Newton está atuando na produção de escudos faciais, utilizados especialmente por profissionais de saúde, realizando cerca de 300 cortes por dia.

No momento, as doações estão sendo feitas para o Hospital da Baleia e o Hospital Sofia Feldman, que atualmente sofrem com a escassez e os preços abusivos dos insumos. Além de oferecer maior proteção diante do poder de contaminação do novo coronavírus, a estrutura dos escudos faciais permite a reutilização do material após a higienização adequada.

Consciente da importância do processo de urgência neste momento, que busca soluções enquanto a produção está em andamento, a Newton está focada também em fornecer suporte técnico para aprimorar novos modelos de EPIs. “Nesta área de orientação de fabricação digital, atuamos, por exemplo, no desenvolvimento de um novo face shield para atender os profissionais da saúde. Uma médica do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo, por exemplo, desenvolveu um modelo simples, confortável e barato. Nossa ajuda tem sido orientá-la quanto ao processo de fabricação”, compartilha Carla Werkhaizer, coordenadora do Fab Lab Newton.

“Desenvolvemos também o tutorial que orienta os voluntários em todas as etapas, da produção à montagem. A orientação segue normas da ANVISA quanto ao tipo de material mais adequado para preservar o conforto e a higiene dos profissionais de saúde, além de esclarecer todos os protocolos para adequação do local de trabalho, montagem dos equipamentos e entrega aos hospitais”, continua Carla.

“Os Fab Labs já são espaços fortes de prototipação, de projetos sociais e de pesquisa. Enxergamos como o espírito acadêmico é importante neste momento, construindo saberes com auxílio de diversas áreas. Os pesquisadores da saúde, por exemplo, trazem o feedback sobre o uso dos escudos, enquanto os das exatas conseguem adequar e fazer a modelagem 3D”, pontua Leonardo Fernandes, responsável pelo setor de Pesquisa, Extensão e Inovação da Newton.

“Quando juntamos a força do coletivo, geramos mais. Todos ajudam com os recursos que possuem. Os custos são compartilhados, obtemos uma produção em massa e constante, fatores importantes diante deste cenário”, analisa Leonardo.

Por meio dessa articulada rede de profissionais solidários, a coordenadora do Fab Lab Newton acredita no potencial de produção de outros equipamentos. “As máscaras são apenas o início de uma linha de produção, que pode se estender para outros EPIs, sempre a partir da validação de médicos, cientistas, da Anvisa e do Ministério da Saúde”, reforça Carla.

A direção dos hospitais interessados em receber os escudos deve formalizar os pedidos pelo endereço newton@newtonpaiva.br, informando a quantidade de escudos, cidade, nome do solicitante e o cargo, para avaliação.

Estamos ao seu lado na luta contra o Coronavírus! #FiqueEmCasa

Whatsapp image 2020 04 13 at 18.22.41%281%29

Serviços Online

fechar