Ex-alunos da Newton são aprovados em mestrado no CDTN

12 de Março de 2018, 11h55

Ex alunos da newton s%c3%a3o aprovados em mestrado no cdtn

Nathan Vinícius Martins da Silva e Natália Cristina da Silva Fonseca.

É com muita alegria que a Newton comunica que dois ex-alunos de Engenharia foram aprovados no Mestrado do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN). Eles iniciaram os estudos no campus da UFMG na primeira semana de março.

Natália Cristina da Silva Fonseca é formada em Engenharia Química e vai pesquisar sobre a oxidação térmica do cério (III) a cério (IV). O objetivo do projeto dela é identificar possíveis interferentes e também a temperatura ideal para o tratamento térmico das matrizes contendo Terras Raras, de forma que ocorra a oxidação do cério.

Enquanto aluna da instituição, Natália teve a oportunidade de participar, durante um ano, da nossa Iniciação Científica. Seu trabalho era sobre a importância de demonstração científica no ensino de Química e Física, sob orientação do professor Luciano Emerich Faria. "A experiência me proporcionou experiencias agradáveis e satisfatórias com a pesquisa. Os trabalhos interdisciplinares propostos pela instituição contribuíram para despertar o interesse pela pesquisa e desenvolvimento também", conta.

Por outro lado, Nathan Vinícius Martins da Silva, graduado em Engenharia Ambiental, está explorando a radioatividade. Intitulado "Análise comparativa da concentração de radônio e de seus filhos em cavernas em litologias carbonáticas e ferruginosas, localizadas na RMBH e em seu entorno", seu projeto visa medir e comparar os níveis de uma substância radioativa chamada radônio em cavernas de ferro e calcário na RMBH. Isso é de grande importância do ponto de vista da segurança radiológica de trabalhadores, pesquisadores e turistas.

Aqui na Newton, Nathan também trabalhou com I.C ao lado do professor Luciano. "Realizei uma iniciação científica relacionada à prospecção de cavernas de ferro na Serra da Piedade em 2013, o que me incentivou a aprofundar mais no tema. Quando eu descobri que eu poderia associar o conhecimento sobre radioatividade com cavidades naturais, eu vi ali a minha oportunidade de realizar um mestrado numa grande instituição, estudando um tema que eu aprecio", explica. O projeto em questão era "Levantamento Espeleológico e Topografia de Grutas em Formação Ferrífera da Serra da Piedade - Caeté/MG".

Parabéns aos nossos ex-alunos e sucesso nos novos desafios!

Saiba mais sobre a I.C da Newton AQUI.


Serviços Online

fechar