Ex-aluna de R.I publica TCC em revista da ESPM-Sul

31 de Maio de 2017, 15h41

Karina bonelli img 2803

Karina Bonelli de Oliveira Silva, formada em R.I no segundo semestre de 2016.

Os alunos da Newton continuam a realizar grandes conquistas no mercado! Desta vez, a recém-formada Karina Bonelli de Oliveira Silva, de Relações Internacionais, teve seu TCC aceito e publicado na Revista Novas Fronteiras, produção acadêmica de R.I da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul).

Trata-se do artigo científico "Segurança Nacional da Amazônia Legal: Uma Contribuição para o Progresso Econômico do Brasil", apresentado na Newton em 2016/2 e orientado pelo professor Fabiano Coutinho Pereira. "Agradeço aos mestres e ao coordenador, que me ensinaram e instruíram durante a produção do artigo, e digo que é uma honra poder propagar o nome da Newton de uma maneira inteligente e responsável", diz a estudante.

Pertencente a renomada ESPM, a revista Novas Fronteiras está em constante ascensão e dá a oportunidade para graduandos de R.I, em âmbito nacional, publicarem parte do conhecimento acadêmico adquirido durante o curso. Com isso, ela proporciona um material de qualidade e excelência para uma ótima leitura sobre temas concernentes da área.

É importante ressaltar que a aprovação do artigo faz parte de uma nova metodologia de TCC empregada nos cursos de Relações Internacionais e Administração EAD, pelo professor Leandro Cesar Diniz da Silva. Esta consiste em simplificar o processo de escrita de uma monografia (ou artigo científico ou TCC), de modo que o aluno entenda que exista um processo criativo e científico durante a elaboração do mesmo. Diferentemente do modelo tradicional, ao invés de pegar um tema e ir construindo o TCC, as vezes até de forma desorganizada e/ou de forma mecânica, o aluno opta pelo tema e deste ponto em diante ele se torna o "senhor" de seu trabalho, pois entende que cada passo posterior é uma derivação do passo anterior.

Em 2016, um dos resultados da metodologia foi a publicação de 6 dos 13 TCCs apresentados no curso na Revista Actus.

Parabéns à Karina e todos que contribuíram para sua conquista! Que venham ainda mais artigos publicados em grandes revistas do mercado!


RESUMO - Segurança Nacional da Amazônia Legal: Uma Contribuição para o Progresso Econômico do Brasil

Pretende-se com o presente artigo, demonstrar a importância da Segurança Nacional da Amazônia Legal, para a contribuição do progresso econômico do Brasil; corroborando o fato de que esses elementos se encontram intimamente ligados. Para isso, abordam-se sintéticos, porém essenciais conceitos sobre Segurança e Defesa Nacional, a fim de que se faça entender a relação de relevância desses aspectos para o país. Sincronicamente, explana-se sobre o vínculo estratégico do território como mecanismo substancial da Política Externa Brasileira, que promove com vigor a imagem do Brasil no âmbito internacional. Para que essa análise fosse melhor fundamentada, necessitou-se abordar sobre alguns dos vários potenciais econômicos existentes na Amazônia e o valor da utilização dos recursos provenientes da região de maneira sustentável.

CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO NA ÍNTEGRA


Serviços Online

fechar