Curso de Medicina Veterinária publica artigos em revista do Conselho Regional de Medicina Veterinária

14 de Dezembro de 2018, 14h15

Curso de medicina veterinaria publica artigos em revista do conselho regional de medicina veterinaria

O curso de Medicina Veterinária da Newton publicou dois artigos na revista V&Z Em Minas. A publicação, do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais, incluiu os trabalhos produzidos por professores e alunos da instituição.

Intitulados "Leishmaniose visceral: uma breve revisão" e "Fatores intrínsecos ao ovo de galinha: uma breve revisão", eles foram desenvolvidos na disciplina "Semiologia Veterinária".

Confira a seguir os detalhes de cada um e acesse a revista na íntegra AQUI.

 

LEISHMANIOSE VISCERAL (páginas 28 a 33)
A leishmaniose visceral é uma doença parasitaria crônica grave, que atinge animais e humanos, e está presente em vários países, estando o Brasil entre os de maior índice da doença na atualidade. Possui ampla distribuição nas regiões brasileiras e apesar de ter histórico de atingir populações mais pobres, fatores como desmatamento, secas periódicas e intenso processo migratório, tem diminuído o espaço ecológico promovendo mudanças no senário epidemiológico brasileiro. Este artigo tem o objetivo de fazer uma breve revisão sobre a leishmaniose visceral a gravidade desta doença, suas manifestações clinicas, transmissão, tratamento, mudanças de hábitos dos flebótomos e formas de infecção. 

Professores
Daniel Ottoni
Leonardo de Rago Nery Alves
Mayara Ferreira Brito

Alunos
Cristiane Rodrigues
Rodrigo Tadeu Reis Chaves
Thamiris Diniz Andrade
Sabrina Ferraz Guimarães

 

FATORES INTRÍNSECOS AO OVO DE GALINHA (páginas 52 a 56)
O Brasil é um grande produtor de ovos ficando 99% da sua produção no mercado interno. Rico em proteínas e minerais o ovo é um alimento nutritivo, de baixo custo e acessível a todas as classes. A sanidade e qualidade são fatores primordiais para sua comercialização, assim como sua conservação de maneira adequada. A industrialização é importante na conquista de novos consumidores, sendo largamente utilizada, principalmente, por indústrias alimentícias. Questões ambientais e de bem-estar tem levado os produtores a se adequarem com o intuito de promover biossegurança a suas aves, assim como buscar conquistar o exigente mercado externo. Esse trabalho teve como objetivo fazer uma breve revisão sobre os fatores intrínsecos relacionados ao ovo de galinha. 

Aluna
Cristiane Rodrigues

 

Serviços Online

fechar