Curso de Jornalismo realiza projeto "Comentarista Jr" com a Rádio Inconfidência

14 de Setembro de 2017, 09h49

A prática é essencial para o aprendizado de qualquer aluno. E é por meio dela que nossos alunos de Jornalismo estão conhecendo cada vez mais o processo de produção jornalística para o rádio.

O projeto "Comentarista Jr" é uma iniciativa de extensão, realizada em parceria com a Rádio Inconfidência, que existe há mais de 80 anos em Minas Gerais. Por meio dela, os alunos do curso têm a oportunidade de vivenciar a narração, transmissão e função de comentarista em um jogo de futebol em Belo Horizonte. Um total de 12 jovens estão participando das atividades, que ainda contemplam o programa "Primeiras Esportivas" da estação.

"O projeto é uma oportunidade única. Consegui reencontrar a menina de 13 anos, que amava futebol, há sete anos atrás, cuja existência nem imaginava mais", afirma Ellen Matias Dantas, aluna do 5º período de Jornalismo. Seu colega, Raphael Mendes, também enxerga no projeto uma maneira de estar em contato com profissionais da área. "Ter o contato com profissionais experientes em uma transmissão ao vivo não tem preço. Foi a primeira vez que eu pude colocar em prática toda minha paixão e conhecimento de rádio", revela. "Falar para milhares de pessoas, usufruir de uma ótima estrutura igual a da Rádio Inconfidência e poder estar ao lado de grandes ícones do jornalismo colabora bastante para minha formação como profissional e como pessoa", acrescenta Matheus de Morais, do 4º período.

O sentimento é bastante recíproco do lado da Inconfidência. "Nós, da Rádio Inconfidência, temos particular satisfação com projetos desta natureza. E para mim, como Coordenador de Esportes e jornalista há mais de 28 anos, me sinto renovado em meu entusiasmo com a profissão e com o rádio ao partilhar experiências profissionais e pessoais com os alunos", declara José Augusto Toscano.

Para Mivla Helena Rios, coordenadora dos cursos de Comunicação Social da Newton, tão importante quanto ensinar, a Instituição deve apoiar os alunos na construção de um caminho confiável para o desenvolvimento de habilidades, a fim de que eles possam identificar opções possíveis e promissoras rumo ao profissionalismo de uma área que está em constante transformação. "O projeto foi trabalhado com muito empenho, pois sabemos que o rádio e o futebol são duas grandes paixões dos nossos alunos. Assim, em parceria com a Inconfidência, criamos esse espaço de prática e realização de sonhos", explica a docente. "Ver a felicidade dos alunos ao ter a oportunidade praticar desde cedo a profissão que escolheram, ver a evolução na formação profissional e pessoal de cada um deste jovens é motivador e nos faz ter a certeza que estamos no caminho certo", compartilha Izamara Arcanjo, professora de Radiojornalismo.

Confira a seguir a última visita que nossos futuros profissionais fizeram à rádio, acompanhados da Izamara e do professor Homero Nunes. Que essa parceria siga firme e forte!

Agradecemos à Inconfidência pelo compromisso com o desenvolvimento profissional e pessoal dos alunos de Comunicação da Newton.


Inconfidencia 16

Serviços Online

fechar