Curso de Farmácia oferece Projetos de Extensão

05 de Setembro de 2016, 11h25

Se tem algo que precisa ser destacado nos 18 anos de história do curso de Farmácia da Newton é a Extensão. Atualmente, ele oferece uma série de projetos que permitem aos alunos a ampliação de seus conhecimentos e o exercício da prática da profissão.

Com tantas possibilidades, é fácil entender porque o curso é considerado pela Folha o melhor de Minas Gerais entre as instituições privadas do estado e, em 2015, o 9º no Ranking de Mercado, a nível nacional. Confira nossos projetos!


Clínica de Atenção Farmacêutica

Objetivos: prestar atendimento à comunidade, bem como aos alunos e funcionários da instituição, os quais necessitem de acompanhamento e auxílio na terapia farmacológica. O acompanhamento da terapia farmacológica é um serviço no qual o farmacêutico atua de forma centrada no paciente e cujo objetivo é identificar, resolver e prevenir problemas relacionados a medicamentos, por meio de um processo de cuidado, contínuo. Enquanto campo de estágio curricular, tem como objetivo colocar o aluno em contato com o paciente e oferecer subsídios teórico-práticos para a atuação profissional. Propiciar aos alunos da disciplina de "Atenção Farmacêutica" a oportunidade de vivenciar os atendimentos realizados com os pacientes atendidos na clínica.

Principais atividades: acompanhamento de pacientes, compreendendo: avaliação inicial; identificação de problemas relacionados ao uso de medicamentos; elaboração de plano de cuidado; implantação de intervenções com o paciente e com a equipe de saúde responsável pelo cuidado; avaliação do resultado alcançado com as intervenções propostas.


Centro Farmacêutico

Objetivos: o Centro Farmacêutico conta com os laboratórios de "Tecnologia Farmacêutica" e de "Controle de Qualidade", nos quais estão instalados equipamentos que possibilitam a realização de atividades práticas destinadas à produção e análise de diversas formas farmacêuticas, incluindo medicamentos e cosméticos. Possui como objetivo oferecer assessoria e serviços diferenciados às empresas, além de ampliar o conhecimento e incentivar a criatividade e a capacidade empreendedora do aluno.

Projetos realizados: Parceria com o Laboratório Gállia Farmacêutica para o desenvolvimento de um medicamento de uso tópico; parceria com o Laboratório Hertape saúde e bem-estar animal para o desenvolvimento de um comprimido mastigável de uso veterinário; parceria com a Araújo Manipulação para avaliação da estabilidade de produtos farmacêuticos.


Newton na Praça (Projeto do curso Fisioterapia em parceria com a Farmácia)

Objetivos: organizar e implementar, no que diz respeito às áreas de atuação dos cursos oferecidos pela Newton, ações de prevenção e de promoção à saúde, orientação à prática de atividades físicas e intervenções específicas simples em relação ao autocuidado e bem-estar geral, com o objetivo de favorecer a melhora da saúde dos moradores da comunidade do entorno do campus Silva Lobo e de bairros vizinhos.

Principais atividades: as ações do projeto são realizadas na avenida Silva Lobo, nos horários da manhã e noite. Os acadêmicos do curso de farmácia realizam medidas de glicemia, aferição da pressão arterial e orientam a população quanto ao uso correto de medicamentos. Os alunos do curso de fisioterapia são responsáveis pela orientação e acompanhamento de atividades físicas, aos indivíduos que fazem caminhada e se exercitam na avenida.


Projeto Multiprofissional Envelheser (Projeto do curso de Enfermagem em parceria com os outros cursos da saúde)

Objetivos: avaliar a higidez, capacidade cognitiva, funcional e os aspectos psicossociais dos idosos em atendimento na Unidade de Saúde do Centro Universitário Newton Paiva, de forma multiprofissional.

Principais atividades: identificar os problemas e demandas de saúde dos idosos na perspectiva de prevenção, promoção e recuperação da saúde; estabelecer plano de tratamentos integrados pela equipe multiprofissional; realizar os atendimentos propostos conforme demandas de saúde apresentados; implementar grupos operativos com o foco na educação em saúde e fortalecimento de vínculos e socialização entre idosos e docentes e discentes envolvidos no projeto.

Neste projeto, os alunos de Farmácia ainda participam dos grupos operativos de pacientes idosos, com o objetivo de orientá-los sobre o uso correto de medicamentos e de fornecer dispositivos que favoreçam a organização e evitem o erro de medicação.


Projetos de Iniciação Científica

- Parceria público-privada para otimização do ensino científico por meio da experimentação em biocombustíveis.

- Avaliação de contaminantes microbiológicos em produtos cosméticos.


Visitas técnicas guiadas

As principais empresas do setor abrem suas portas para receber grupos de alunos do curso de Farmácia da Newton. A visita técnica proporciona o encontro do acadêmico com o universo profissional, favorecendo a correlação do conteúdo teórico com a prática e formação mais ampla.


Gostou dos projetos?. Vem estudar com a gente!


Newton na pra%c3%a7a i %283%29

Serviços Online

fechar