Curso de Enfermagem visita o Museu da Loucura

05 de Outubro de 2018, 16h54

Desde que a Lei da Reforma Psiquiátrica nº 10.216/2001 entrou em vigor, a Saúde Mental passou por um processo de substituição desse modelo. Com isso, a Luta Antimanicomial demonstra para toda sociedade que pessoas com transtorno mental têm o direito fundamental à liberdade, de serem respeitados e de receber cuidado e tratamento, sem abrir mão da sua cidadania. Com o objetivo de consolidar o conhecimento teórico sobre o tema, o curso de Enfermagem realizou uma visita ao Museu da Loucura, em Barbacena, em 22/09.

O espaço foi inaugurado em 1996 e reformado em 2016. Antes disso, deu lugar ao primeiro hospital psiquiátrico de Minas Gerais, conhecido pelo genocídio sistemático que vitimou mais de 60 mil pessoas entre 1903 e 1980. No museu, imagens, instrumentais e sons remetem à tortura, às atrocidades, aos maus-tratos, à dor e ao pavor dos choques elétricos e da lobotomia. 

A visita propiciou um ambiente de crítica e reflexão frente à história do tratamento do paciente com sofrimento mental, assim como à segregação social. "Foi uma visita única! Em cada cômodo obtemos a emoção que rodeia aquele lugar. Em cada foto exposta, era um choque de realidade. E, assim, o coração esvaziava em poder sentir e conhecer os detalhes da realidade de cada paciente que ali esteve", relata Brenda Rocha, aluna do 6º período de Enfermagem. Sheila Silva, do 10º período, conta que a atividade a fez refletir sobre paradigmas que estabelecemos sem perceber e valorizar e respeitar mais a história de cada paciente. "O museu relembra uma história de crueldade que o ser humano foi submetido e me faz pensar em como vou tratar o meu paciente nos tempos atuais. Os portadores de sofrimento mental foram 'libertos de manicômios', mas e eu, como profissional da saúde, como tenho tratado as pessoas acometidas por transtornos psiquiátricos?", questiona.

Os estudantes do curso foram acompanhados pela coordenadora Bárbara Sgarbi e as professoras Valquíria Vieira, Edna Campos e Ghisele Baeta. Confira as fotos!

 

 

Curso de enfermagem visita ao museu da loucura

Serviços Online

fechar