Alunos de Engenharia Química apresentam TCCs no Mercado Cervejeiro

10 de Dezembro de 2018, 12h12

No dia 6 de dezembro, cinco alunos de Engenharia Química foram ao bairro Jardim Canadá para realizar a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso deles. Lá, fica localizado o Mercado Cervejeiro, espaço voltado para venda e apreciação de cervajas artesanais. 

A proposta era que os estudantes mostrassem os projetos - relacionados à produção, avaliação científica e aproveitamento de resíduos de cerveja - a quem entende e consome a bebida alcoólica mais consumida no Brasil e que, em Belo Horizonte, tem ganhado cada vez mais o gosto da população. Além das apresentações, os formandos tiveram contato com mestres cervejeiros, entre eles Alfredo Figueiredo, responsável pela Cervejaria Krug Bier, que ofereceu aos nossos alunos ótimas sugestões para seus trabalhos.

Os professores Luciano E. Faria, Patrícia S. Latado e Alípio M. Barbosa estão envolvidos nos TCCs, cujos nomes podem ser vistos a seguir:

 

Redução do Lúpulo na Fabricação de Cerveja
Fabíola Miranda e Vinícius A. de Paula 

Estudo sobre a Utilização do LED no Processo de Fermentação da Cerveja
Alan Menezes e Breno Peron 

Avaliação de Parâmetros Cinéticos de Cervejas Especiais Produzidas com Água de Alta Dureza
Ana Paula Machado e Thiago Faria

 

O ex-aluno Carlos M. Viana também ministrou uma palestra no evento, intitulada "Gran Moar: transformando um co-produto das cervejarias em uma farinha nutritiva". Confira as fotos no fim desta página!

 

MERCADO CERVEJEIRO
Localizado no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, é um espaço dedicado à valorização e apreciação das cervejas artesanais mineiras. São 1.500 metros quadrados com capacidade para 21 estandes, entre cervejarias e restaurantes e com capacidade de circulação de mil pessoas simultaneamente. Horário de funcionamento: de quinta a sábado, das 11h às 23h e aos domingos, das 11h às 18h.

 

Alunos de engenharia quimica apresentam tccs no mercado cervejeiro

Serviços Online

fechar