Alunos de Engenharia Química apresentam projeto inédito no 46º Congresso Mundial de Química

17 de Março de 2017, 09h51

Img 20161207 wa0016

Da esquerda para direita: Mariane, Marcos (orientador), Íngrade, Patrícia Latado (banca avaliadora), Juliana e Matheus.

Quatro alunos de Engenharia Química da Newton fizeram algo único: eles desenvolveram um tema inédito na literatura em seu TCC. E mais, o projeto foi aprovado no 46º Congresso Mundial de Química, da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC)!

O título do trabalho é "Produção de carvão ativado a partir de sacolas plásticas de PEAD para descontaminação ambiental", feito pelos estudantes Juliana Lima Fernandes, Íngrade Lima Brandão, Mariane Silva Freire e Matheus Augusto Salomão Fernandes, sob orientação do professor Marcos Vinícius Ribeiro. O intuito era utilizar uma matéria-prima que degrada o meio ambiente - as sacolas plásticas -, com a finalidade de descontaminar efluentes têxteis, os quais são uns dos principais meios de contaminação de rios. Atualmente, esse processo demanda recursos altos das indústrias.

Resultado? Ao final dos testes laboratoriais, foi possível produzir carvão ativado de alta eficiência, o qual, quando submetido ao ensaio de absorção com corantes têxteis, foi capaz de remover praticamente toda a tintura presente, com eficácia superior ao carvão ativado comercial vendido no Brasil.

"As dificuldades existiram ao longo do caminho, mas o sonho de querer deixar um legado na comunidade científica falava mais alto. E hoje colhemos os frutos desse árduo trabalho", contam os jovens, que levaram apenas quatro meses para realizar o projeto. "Ser aprovado em um congresso internacional de singular importância como o da IUPAC é motivo de orgulho e ainda mais motivação da equipe. Aos alunos que estão nessa caminhada deixamos uma frase de autoria desconhecida: 'Nenhum obstáculo é tão grande se a sua vontade de crescer for maior', acreditem em seus sonhos e lutem por eles, pois aos que se empenham, a conquista é certa!", completam.

O Congresso acontece em São Paulo entre os dias 9 e 14 de julho e será o primeiro da história a ser sediado na América do Sul. Saiba mais sobre o evento AQUI!

Parabéns a todos pelo sucesso!


DESCRIÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

As sacolas plásticas são utilizadas praticamente no mundo todo de forma excessiva, aumentando a preocupação de pesquisadores quanto ao seu correto descarte. Paralelamente a isso, pesquisadores do mundo todo buscam por fontes mais sustentáveis de produção de carvão ativado para utilização na remoção de corantes, principalmente os provenientes de indústrias têxteis. O grupo buscou unir os dois problemas para desenvolver um produto em que a matéria-prima são as sacolas plásticas que, quando alterada fisicamente e quimicamente, promovem a formação de carvão ativado.


Serviços Online

fechar