Alunos de Arquitetura da Newton vencem prêmio da Universidade de Stanford

05 de Abril de 2017, 12h04

A Newton ganhou um prêmio extremamente importante este mês! Nossos alunos de Arquitetura e Urbanismo foram recipientes do "Chair Design Challenge", promovido pela Universidade de Stanford (EUA) durante o concurso internacional "Design Challenge".

O desafio do concurso era o desenvolvimento de uma cadeira de baixo custo para pessoas com limitações motoras. Quatro estudantes participaram, por meio do projeto BIZA: Ana Carolina Lorentz Faria, Davisson Daniel Nascimento Fonseca, João Vitor Coutinho Sapucaia e Thamara Gomes de Souza. 

A cadeira

A cadeira foi desenvolvida no Fab Lab Newton pelos alunos e uma equipe formada pelos coordenadores dos cursos de Arquitetura e Fisioterapia, Rodrigo Reis e Aline Cristina de Souza, respectivamente; pela coordenadora da ONG Lab60+, Gal Rosa; pelo professor de ergonomia do curso de Arquitetura, Geraldo Gustavo; e pela Fab Manager, Carla Werkhaizer.

Alinhando estética e funcionalidade, a BIZA tem especificações técnicas para atender idosos, mas pode ser utilizada por pessoas de qualquer idade com necessidades especiais e que ficam muito tempo sentadas. "O produto final foi baseado em estudos bibliográficos sobre a antropometria de idosos e em entrevistas com profissionais de saúde que pontuaram aspectos importantes, como um recuo para as pernas que ajuda na circulação do sangue, por exemplo", explica Rodrigo. A cadeira tem 45 cm de altura (do chão ao assento), 90º entre o assento e o encosto e 40 cm de encosto, sendo 5 cm de espaço livre.

Disponibilidade

O projeto está disponível para empresas ou pessoas físicas que tenham interesse em reproduzi-lo e pode ser solicitado no nosso próprio Fab Lab. "Há poucas opções de cadeiras para idosos com mobilidade reduzida e grande parte dos modelos existentes é cara. Por isso, a proposta do projeto é atender às necessidades do público com um produto de baixo custo”, informa o coordenador de Arquitetura.

Para o docente, participar do evento colaborou ainda para o desenvolvimento profissional dos alunos. "Foi um trabalho em que todos colocaram a mão na massa e ampliaram suas visões em relação ao mercado e aos problemas do cotidiano", conta. Para o aluno João Vitor, a experiência foi única e enriquecedora. "Trabalhamos muito para desenvolver um produto que impactasse positivamente na vida das pessoas. Ganhar esse prêmio em meio a tantos concorrentes do mundo inteiro foi uma grande honra".

Design Challenge

O "Design Challenge" é realizado pela Stanford University, uma das mais reconhecidas instituições de pesquisa e ensino do mundo, para incentivar estudantes a realizarem projetos acadêmicos no segmento de Arquitetura e Design, os quais possam ser utilizados no dia a dia das pessoas. A categoria "Chair Design Challenge" foi incluída este ano a partir de um desafio lançado por um investidor americano com necessidades motoras especiais, que queria uma cadeira com valor acessível para pessoas com deficiência e que passam muito tempo sentadas.


Parabéns a todos pela conquista e que muitas outras venham! O Fab Lab Newton fica na unidade Buritis I, localiza na rua José Cláudio Rezende, 420. O e-mail de contato é fablab@newtonpaiva.br


Img 6386

Da esquerda para direita: João Vitor Coutinho Sapucaia, Ana Carolina Lorentz Faria, Rodrigo Reis, Carla Werkhaizer, Thamara Gomes de Souza e Davisson Daniel Nascimento Fonseca.

Últimas notícias da categoria Premiações

Serviços Online

fechar