Alunas de Engenharia Química apresentam trabalho no 46º Congresso Mundial de Química

21 de Agosto de 2017, 13h47

A Newton marcou presença em um grande evento de Engenharia Química em julho! As alunas Juliana Lima Fernandes e Íngrade Lima Brandão foram a São Paulo para apresentar seu Trabalho de Conclusão de Curso no 46º Congresso Mundial de Química.

O projeto foi orientado pelo professor Marcos Vinícius Ribeiro e ainda contou com participação de Mariane Silva Freire e Matheus Augusto Salomão Fernandes. Intitulado "Produção de carvão ativado a partir de sacolas plásticas de PEAD (polietileno de alta densidade) para descontaminação ambiental", ele foi assistido no evento por profissionais renomados, entre eles o Dr. James Fraser Stoddart, vencedor do Prêmio Nobel de Química em 2016.

"As sacolas plásticas, quando alteradas física e quimicamente, se transformam no carvão ativado, que é um material de carbono altamente poroso capaz de coletar gases ou sólidos, o qual pode ser utilizado para tirar o cheiro da geladeira, para filtrar a água que será consumida e, neste trabalho, para descontaminação ambiental", explica Marcos Vinícius. "No final dos testes laboratoriais foi obtido um carvão com ótima qualidade, inclusive superior aos similares que são comercializados atualmente no Brasil", destaca o docente.

Saiba mais sobre o trabalho dos nossos alunos AQUI!

Confira também a matéria especial que o SIMI fez sobre o projeto.

RESUMO

As sacolas plásticas são utilizadas praticamente no mundo todo de forma excessiva, aumentando a preocupação de pesquisadores quanto ao seu correto descarte. Paralelamente a isso, pesquisadores do mundo todo buscam por fontes mais sustentáveis de produção de carvão ativado para utilização na remoção de corantes, principalmente os provenientes de indústrias têxteis. O grupo buscou unir os dois problemas para desenvolver um produto em que a matéria-prima são as sacolas plásticas que, quando alterada fisicamente e quimicamente, promovem a formação de carvão ativado.


Pr%c3%aamio nobel

Juliana Lima Fernandes, Dr. James Fraser Stoddart e Íngrade Lima Brandão.

Serviços Online

fechar