Aluna do curso de Enfermagem recebe prêmio de Iniciação Científica

20 de Junho de 2016, 09h04

Orgulho de ser Newton no ar mais uma vez! Jamylla Rodrigues, ex-aluna do curso de Enfermagem, foi condecorada em Brasília com o prêmio de Iniciação Científica da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (Funadesp). A cerimônia aconteceu no último dia 13.

O projeto, intitulado "Higienização bucal de doentes entubados sob ventilação mecânica na unidade de terapia intensiva adulta da Santa Casa de Belo Horizonte", foi apresentado em 2013, sob orientação da Professora e Doutora Diele Carina Barreto, mas a entidade apenas realizou a premiação em 2016, com certificado e um valor de R$ 1500,00 entregue à estudante. Jamylla se formou em 2014 na Newton.

"Diante de tantos obstáculos, estudos e dedicação, é com imensa alegria que conclui meu curso e fui surpreendida e agraciada com o prêmio da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior (Funadesp) em Brasília (DF), representando, com orgulho, a Newton Paiva. Gostaria de agradecer a orientadora Diele Arantes e a professora Lucinete Duarte pela oportunidade e confiança em mim depositada, durante todo o processo da pesquisa", disse Jamylla em depoimento enviado à Newton. Parabéns pelo trabalho realizado e o merecido reconhecimento!

Confira a seguir um resumo do "Higienização bucal de doentes entubados sob ventilação mecânica na unidade de terapia intensiva adulta da Santa Casa de Belo Horizonte". O período de pesquisa foi de junho de 2012 a junho de 2013.

"É essencial que pacientes entubados, internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) recebam cuidados de higiene bucal. Este procedimento deve promover a limpeza eficaz das estruturas bucais e do tubo orotraqueal, zelando pela saúde dos pacientes. A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) é uma das principais causas de morte e permanência no leito, com aumento de custos de internação. Evidências científicas correlacionam essa alta incidência à má condição de higiene bucal, tornando premente a necessidade de padronização de cuidados bucais na rotina dos hospitais. Este trabalho se propõe a avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem do Hospital Santa Casa de Belo Horizonte acerca da importância da higiene bucal, elaborar e implementar um protocolo de cuidados bucais para pacientes entubados e internados na UTI adulto do referido hospital. Para a avaliação do conhecimento da equipe de enfermagem aplicou-se um questionário com abordagem qualitativa e quantitativa. Foram analisados 50 profissionais de enfermagem, dentre eles 48 técnicos e 2 enfermeiros. [...] Conclui-se com esse trabalho que se faz necessária a ampliação do conhecimento sobre higiene bucal pela equipe de enfermagem. Além disso, o trabalho demonstra que são grandes os desafios para implementação de um protocolo de higiene bucal na UTI hospitalar".


Jamylla 2 %281%29

Cerimônia aconteceu em Brasília no dia 13 de junho

Serviços Online

fechar