Aluna de Odontologia é premiada na 26ª Reunião Anual de Iniciação Científica

04 de Julho de 2018, 11h45

Aluna de odontologia %c3%a9 premiada na 26%c2%aa reuni%c3%a3o anual de inicia%c3%a7%c3%a3o cient%c3%adfica

Da esquerda para direita: professora Daniela da Fonseca Pacheco e aluna Thamires Amaral Barbosa.

A Newton tem o orgulho de informar que a aluna Thamires Amaral Barbosa, de Odontologia, foi premiada na 26ª edição da Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic), realizada pela Fiocruz Minas. A cerimônia aconteceu no dia 07 de junho, após três dias de atividades no fim de maio.

O evento reuniu estudantes, pesquisadores e outros profissionais da instituição. Um total de 94 trabalhos foram apresentados, entre sessões orais e pôsteres. Por meio destes, os alunos puderam mostrar os projetos que estão desenvolvendo e ainda receber dicas e sugestões das bancas de avaliadores, formadas por pesquisadores do Instituto René Rachou e instituições externas.

O projeto apresentado por Thamiris, intulado "Análise do potencial de diferentes biomateriais em induzir histogênese óssea empregando-se células-tronco periféricas humanas com aplicação em engenharia de bioprocessos", foi um dos 19 premiados. O mesmo contou com orientação de Denise da Silva Lemos Giunchetti, Mestre e Doutora em Bioquímica e Imunologia (UFMG), e do Dr. Olindo Assis Martins Filho, Mestre e Doutor em Bioquímica e Imunologia (UFMG).

"O prêmio na 26° Reunião Anual de Iniciação cientifica da Fundação René Rachou aconteceu como fruto de total dedicação pessoal e de meus orientadores. A chance de apresentar um trabalho em um evento e passar por uma banca avaliadora foi uma experiência única", conta a estudante do 6º período. "E ser considerada destaque foi uma grata surpresa que me incentivou a buscar cada vez mais e a acreditar que estou no caminho certo, no início de muitas conquistas", completa. Além do conhecimento científico arquirido na Fiocruz, é importante ressaltar que a jovem participa do Programa de Iniciação Científica da Newton. Ela teve seu projeto aprovado no processo seletivo de 2018, chamado "Estudo do cultivo de células tronco associado a Odontologia caprolactona para regeneração óssea". A professora Daniela da Fonseca Pacheco é a supervisora do trabalho.

"A inserção do aluno de Graduação na I.C é um instrumento valioso que o permite despertar sua vocação para a pesquisa. A Thamires é um exemplo disso", elogia Daniela. "Ela tem se mostrado muito motivada com a pesquisa e foi premiada na sua primeira participação em um renomado evento da área. Acredito que essa experiência tenha sido fundamental para sua maturidade intelectual e capacidade de análise crítica, o que trará grandes benefícios para a sua carreira profissional", acrescenta a docente. Sem dúvidas, o conhecimento adquirido na Fiocruz Minas será essencial para o desenvolvimento do projeto de I.C na Newton e outros trabalhos futuros!

CONFIRA AQUI outras novidades relacionadas à pesquisa na Newton.
 

Fiocruz Minas

O Instituto René Rachou, ou Fiocruz Minas, é uma unidade Regional da Fundação Oswaldo Cruz, instituição de ciência e tecnologia em saúde, ligada ao Ministério da Saúde, do Governo Federal do Brasil. Desde a sua criação, em 1955, o centro está envolvido com a busca de novos fármacos, vacinas e métodos para Diagnóstico, Promoção e Controle de Doenças Infecciosas e Parasitárias e Doenças Degenerativas Crônicas. Além de temas como Envelhecimento, Educação em Saúde, Saúde e Ambiente, Genômica, Bioinformática.

 

Serviços Online

fechar