Ação do curso de Enfermagem arrecada mais de 400 pacotes de fraldas para instituição filantrópica

06 de Abril de 2017, 11h09

Os alunos do 5º período do curso de Enfermagem da Newton fizeram uma ação solidária super bacana no último mês. A proposta era arrecadar fraldas geriátricas para a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), "Lar Santa Teresa e Santa Teresinha", e o resultado foi um total de mais de 400 pacotes doados, superando as expectativas dos jovens.

Os seguintes alunos participaram da iniciativa, que aconteceu no campus Silva Lobo entre os dias 17 e 22 de março: Alice de Oliveira, Fabrício Ribeiro, Jarena de Lima, Natália Rocha, Núbia de Oliveira e Odete Fagundes. Em função da alta quantidade de fraldas, a campanha foi extendida ao Hospital Paulo de Tarso.

Tudo isso foi motivado após análise feita pelos nossos estudantes durante a realização de atividades teóricas e práticas na ILPI, dentro da disciplina de "Assistência de Enfermagem na Prevenção de Doenças e Agravos e na Promoção da Saúde”, coordenada pela professora Valquíria Fernandes Marques e supervisionada pela enfermeira preceptora Ingrid Brito. Os alunos identificaram a necessidade desses insumos e os funcionários do local reportaram a importância de doações. "O lar passa por um momento complicado e estamos preocupados com os estoques de fraldas geriátricas. As idosas gastam em média sete fraldas por dia, e isso não é algo que podemos controlar ou cortar. Precisamos de todo tipo de ajuda possível", explica a coordenadora Maria do Carmo.

Tanto a professora Valquíria quanto a coordenadora de Enfermagem, Bárbara Sgarbi, apoiaram a proposta de arrecadação, a qual foi encaminhada aos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia. As fraldas foram entregues ao Lar Santa Teresa e Santa Teresinha no dia 23 de março, enquanto o hospital as recebeu oito dias depois.

De maneira geral, a campanha mobilizou os estudantes do campus e proporcionou aos alunos um aprendizado diferenciado, promovendo a conscientização social e a cidadania. A Newton tem um papel fundamental nessas ações, pois os alunos se sentem estimulados para inovarem e criarem ações de importância não só acadêmica, mas também para a comunidade.

Parabéns a todos os envolvidos!


2017 03 29 06.01.23 1

Cláudia Lopes Soares (Psicóloga da do Lar de Idosas Santa Tereza e Santa Terezinha), Jarena de Lima, Fabrício Ribeiro, Alice de oliveira, Núbia de Oliveira, Natália Rocha e Odete Fagundes (alunos do 5º período de Enfermagem).

Serviços Online

fechar