Volunturismo: conheça essa nova forma de curtir as férias

21 de Dezembro de 2018, 11h08

Volunturismo conheca essa nova forma de curtir as ferias

Parece o cenário ideal para algumas pessoas: desfrutar as férias, viajar para um outro país e ainda exercer atividades de atenção ao próximo. Mas isso é possível? Claro que sim. Um termo que tem ganhado espaço nos últimos anos, principalmente entre europeus e americanos (de uns anos para cá, também entre brasileiros), é o volunturismo. Trata-se de uma nova maneira de viajar e, ao mesmo tempo, viver a experiência enriquecedora de trabalhar em prol da comunidade local.

 

Diversas atividades são possíveis de serem ofertadas por você, viajante e voluntário, como, por exemplo, ensinar alguma língua, ajudar a cozinhar ou até contribuir na construção de alguma obra social. Ficou interessado? Então conheça algumas ferramentas voltadas para a organização e o planejamento desse tipo de viagem:

 

Worldpackers

Oferece a possibilidade de trocar força de trabalho por estadia em um país estrangeiro ou no Brasil. É preciso que a pessoa interessada se cadastre no site, demonstrando seu interesse como viajante ou como anfitrião, e então a empresa faz a intermediação entres esses personagens, assim como com possíveis locais em que se pode encontrar trabalho. As oportunidades podem ser em ONGs, pequenos negócios ou projetos relacionados à natureza e ao bem-estar.

 

Exchange do Bem

Uma agência de intercâmbio social com foco em conectar voluntários a projetos diversos em todos os cantos do mundo. Esse é o foco da Exchange do Bem. A duração da viagem proposta pela empresa depende da disponibilidade das pessoas, ou seja, existem projetos a partir de duas semanas. No site da agência, estão disponíveis contatos para tirar dúvidas, mas existe ainda um SAC bem completo. Segundo a página, são mais de 50 opções na África, Ásia, Europa e América Latina, para que o viajante escolha o que mais se encaixa no seu perfil.

 

WWOOF

Existem também possibilidades mais segmentadas, como, por exemplo, o WWOOF, uma rede de intercâmbio mundial que coloca em contato voluntários e agricultores ou produtores orgânicos. A ideia é que o viajante fique em uma fazenda hospedeira, contribuindo com seu trabalho para a construção de uma comunidade mais sustentável e global. A lista com possíveis destinos, bem como informações sobre como se inscrever como anfitrião ou voluntário, estão disponíveis no site da WWOOF.

 

Volunteer Vacations

A empresa tem parcerias com ONGs de todo o mundo para promover a conexão entre quem precisa de apoio e quem está em busca de trabalho voluntário. Eles cuidam de toda a parte burocrática e de planejamento da viagem, buscando, juntamente com o turista, o projeto que mais tenha a ver com suas capacidades e aptidões. O site da Volunteer Vacations traz uma lista com ações que vão desde trabalhar em um abrigo de animais resgatados na Nicarágua até ações de empoderamento feminino na Etiópia.

 

Gostou? Agora, é só começar a organizar a viagem que vai transformar sua vida socialmente e culturalmente.

 

Últimas notícias da categoria De olho na carreira

De olho na carreira
21/05/2019
Teste

Conheça o Movimento "Maio Amarelo"

Receba novidades sobre Carreiras

Serviços Online

fechar

Indicacao Novos cursos Enem