Tensão no trabalho? Saiba como agir!

13 de Setembro de 2017, 10h08

Tens%c3%a3o no trabalho saiba como agir

Quem já está inserido no mercado sabe que, no dia a dia de trabalho, algumas situações podem gerar dúvidas sobre como agir. Afinal, pode não ser fácil encontrar o momento certo de iniciar uma conversa com seu líder a respeito de questões como aumento de salário ou mesmo demonstrar divergência de opiniões. Para ajudá-lo (a) a conduzir estes momentos da melhor maneira possível, o Newton Carreiras preparou algumas dicas para garantir que você fique bem na fita e tenha sempre o respeito do seu líder e de toda a equipe. Confira a seguir!

Como apresentar uma opinião diferente daquela do chefe?

Em uma equipe, sempre encontraremos líderes e liderados com opiniões diferentes. Algumas dicas, porém, são fundamentais para manter a boa convivência:

- Saiba se expressar adequadamente;

- Certifique-se de que sua sugestão é um bom caminho;

- Inicie a conversa de forma positiva e animada.

Não desanime caso não alcance seu objetivo na primeira conversa. É importante que seu líder saiba que você tem boas ideias e contribuições a fazer para o crescimento da empresa.

Quando falar e quando se calar?

Neste ponto é difícil mensurar, pois dependerá da situação que o líder e liderado estão vivenciando. Mas usar o bom senso da hierarquia é sempre um ótimo conselho.

Como agir após um desentendimento?

Após um desentendimento, o colaborador deverá agir com profissionalismo e não levar estas questões para o lado pessoal.

Como abordar o chefe para pedir um aumento?

Este item é um grande enigma e dúvida de qualquer colaborador. Primeiramente, é preciso perceber a situação da empresa, ou seja, ter uma visão ampla do cenário atual. Se o cenário for positivo, ele deverá apresentar ao líder seus resultados concretos e obtidos nos últimos tempos e, posteriormente, mostrar quais os outros desempenhos que este pode proporcionar/favorecer para a empresa. É interessante também enfatizar os cursos e conhecimento adquiridos nos últimos tempos. Evite fazer pedidos de aumento por e-mail ou telefone, pois o contato pessoal é muito importante neste momento.

O que fazer se a empresa não agir conforme as minhas convicções pessoais?

O colaborador deverá analisar se a empresa está ferindo ou não seus valores. Caso isso esteja acontecendo, a comunicação é sempre o caminho mais eficaz. Converse com seu líder ou troque opinião com outros colegas de profissão para ter uma percepção mais ampla da situação.


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