TED Talk: aprenda como se apresentar em público de forma clara e objetiva

20 de Maio de 2019, 10h00

Uma nova forma de se comunicar como speaker, como têm sido chamados os palestrantes da nova geração, é o TEDx ou TED Talk. Se você ainda não ouviu falar sobre e tem interesse em aperfeiçoar a forma como se apresenta em reuniões ou eventos, vale a pena conhecer este formato.

Fomos, então, atrás do filósofo e especialista em performance, Otávio Grossi, para tirar dúvidas e levantar dicas sobre como fazer uma boa apresentação usando este formato. Primeiramente, ele explicou que o TED é um novo modelo de conferência, que mudou a forma com a qual as pessoas se apresentam em público. “Normalmente são apresentações curtas, de cerca de 18 minutos, com a intenção de propagar uma ideia. São modelos mais concisos e objetivos”. Sabendo desta definição, vamos às dicas?

Vantagens do TEDx:

“O modelo de fala escolhido tem forte implicação na apresentação clara de uma ideia”, ressalta Grossi. Ou seja, atingindo 10 ou centenas de pessoas, o intuito de quem apresenta é ser entendido e, no caso do TED, gerar uma interação com os ouvintes. “A primeira vantagem é abrir espaço para conversas. E a segunda é exercitar a coragem de sair da zona de conforto, daquilo que a gente já sabe fazer e o que as pessoas já esperam”, complementa.

Como me preparar para uma apresentação neste formato?

Uma apresentação nesse modelo, como em todos os demais formatos, carece de uma preparação do speaker. De acordo com especialista, no TED Talk, esse palestrante deve treinar para que sua fala seja cada vez mais clara, concisa e eficaz. Para se preparar, ele sugere que o palestrante pondere previamente sobre três questões: minha ideia é nova? É interessante? É realista? E, assim, balizar a escolha da sua fala.

Ainda segundo Grossi, na construção de uma apresentação TED é preciso levar em conta, pelo menos, cinco pontos: crie um bom começo para contar sua história, faça uma intervenção que chame atenção do público; conte a trajetória da ideia que você está expondo, como chegou a ela e como ela mudou sua vida; fale sobre o que você aprendeu, o passo a passo daquele aprendizado e o método utilizado; deixe claro resultados quantitativos, que vão balizar e comprovar sua fala; e resuma tudo o que você falou de uma forma que as pessoas que estão escutando consigam apreender, de forma fácil, tudo o que foi abordado.

Outras dicas importantes são a roupa que vai ser usada durante a fala, as inflexões de voz, as imagens que serão utilizadas na apresentação e todos os mecanismos que vão contagiar os ouvintes.

Quais temas podem ser abordados em uma TED Talk?

Todos. O especialista explica que, muitas vezes, o speaker se perde nos fatos ao contar muitas histórias e não se ater ao tema da palestra. “O TED, em qualquer área, faz com que você pare de ficar fazendo rodeios e apresente de forma objetiva o assunto proposto. Ir direto ao fato significa ter clareza do que está falando”, comenta.

Para quem quiser se aprofundar ainda mais no tema, Grossi deixou uma dica bônus: o livro TED Talks, de Chris Anderson, com vários métodos e exemplos para auxiliar na preparação da apresentação.

E para aqueles que ainda precisam dar o primeiro passo na arte de se apresentar para um grande número de pessoas, a Newton tem está com inscrições abertas para o curso Técnicas Vocais e Expressão Corporal para Falar em Público. Aproveite essa oportunidade! 

Ted

Últimas notícias da categoria De olho na carreira

De olho na carreira
16/07/2019
Estudar a noite

Conheça os benefícios de estudar à noite

De olho na carreira
15/07/2019
Organizar tempo

Saiba como organizar suas prioridades!

Receba novidades sobre Carreiras

Serviços Online

fechar