Séries, livros e filmes para curtir durante as férias

21 de Dezembro de 2018, 10h57

Series livros e filmes para curtir durante as ferias

Férias... tempo bom para colocar em dia todos aqueles livros, séries e filmes que prometemos ler e assistir, mas que ficaram em segundo plano para que cumpríssemos nossas obrigações ao longo do ano. Sabendo que na correria da rotina de trabalho e estudos fica difícil dedicar um tempo para esse tipo de passatempo, preparamos uma lista com alguns títulos que valem a pena que você invista um tempinho do seu descanso. Veja só:

 

Para os mais dispostos

Para quem está animado e quer ler uma história (longa), porém de leitura envolvente, a famosa tetralogia da italiana Elena Ferrante é a melhor pedida. A narrativa se passa, em boa parte, no subúrbio de Nápoles, na Itália, e o desenrolar do enredo aborda a amizade entres duas meninas, da infância até a vida adulta. Após o desaparecimento de uma, a outra decide revelar a história de ambas, desde os primeiros anos, tendo como pano de fundo o período pós-Segunda Guerra Mundial. Por tudo isso, os títulos A Amiga Genial, A História do Novo Sobrenome, História de Quem Foge e de Quem Fica e História da Menina Perdida merecem sua atenção e parte do seu tempo nas férias.

Bônus: em novembro e dezembro de 2018, a HBO lançou oito episódios de My Brilliant Friend, referentes ao primeiro livro da obra, que estão disponíveis para assinantes do serviço de streaming.

 

Para quem gosta de clássicos

Uma das melhores histórias de amor de todos os tempos, Orgulho e Preconceito, da escritora britânica Jane Austen, foi publicado pela primeira vez em 1813. Vale a leitura porque, afinal, um livro que atrai a atenção de leitores em todo o mundo há mais de 200 anos só pode ser muito bom, não é mesmo? A história entre a preconceituosa Elizabeth e orgulhoso senhor Darcy é turbulenta e interessante, mas o livro não é feito apenas desse romance. Todos os personagens são profundos e bem formulados, não havendo nenhum mocinho ou vilão clichê. Além disso, a obra traz sátiras inteligentes sobre a sociedade inglesa do século XVIII.

Bônus: o filme Orgulho e Preconceito foi adaptado pela primeira vez em 1940 e, apenas 65 anos depois, em 2005, uma nova adaptação foi lançada, levando a atriz Keira Knightley à primeira indicação dela ao Oscar.

 

Para quem curte um suspense psicológico

Objetos Cortantes foi lançada este ano pela HBO, como uma grande promessa para o segundo semestre do ano. A trama é dirigida por Jean-Marc Vallée, de Big Little Lies, contando a história do livro escrito por Gillian Flynn, autora do sucesso (literário e cinematográfico) Garota Exemplar. O elenco traz Amy Adams no papel principal e Patricia Clarkson como sua (peculiar) mãe. A história se passa na pequena cidade natal da protagonista, Camille Preaker (Adams), jornalista que retorna ao local para investigar e escrever uma matéria sobre um serial killer que faz de crianças suas vítimas.

Bônus: a leitura do título complementa algumas percepções sobre os crimes que a série não deixa tão claras. Ou seja, uma obra complementa a outra.

 

Para quem quer variar as séries em língua inglesa

Primeiro grande hit das séries em línguas estrangeiras diferentes do inglês, La Casa de Papel conta o enredo de um pretencioso assalto à Casa da Moeda Espanhola. Oito assaltantes, liderados pelo cabeça do crime, chamado de Professor, arriscam suas vidas para imprimir milhões de euros. A série, que foi a primeira produção espanhola a receber um Emmy, já tem duas temporadas disponíveis no Netflix, sendo que a terceira parte da trama está sendo gravada.

Bônus: três dos principais atores de La Casa de Papel estão em outra aposta de produções em espanhol: Elite. Boa chance para maratonar e conhecer melhor a língua e a cultura da Espanha.

 

Para quem (já) está com saudade

Finalizando nossa lista, não poderíamos deixar de fora Game Of Thrones, que terá seu desfecho em abril de 2019. Oito temporadas e muitas mortes depois, a história da guerra de duas famílias pelo controle dos Sete Reinos de Westeros e para assumir o Trono de Ferro desde já movimenta os debates e especulações sobre o final. Ou seja, as férias de fim de ano podem ser a melhor chance para você maratonar as sete temporadas anteriores e conhecer a famosa história da série ou, caso já tenha assistido, relembrar a trama e estar afiado para a temporada final.

Bônus: a coletânea de cinco livros (até o momento), denominada As Crônicas de Água e Fogo, escrita pelo romancista norte-americano George R.R. Martin, deu origem à série e é mais uma opção de leitura intensa para suas férias.

 

Últimas notícias da categoria De olho na carreira

De olho na carreira
21/05/2019
Teste

Conheça o Movimento "Maio Amarelo"

Receba novidades sobre Carreiras

Serviços Online

fechar

Novos cursos Indicacao Enem