Saiba o que é gamificação e como ela ajuda no ambiente corporativo

06 de Maio de 2019, 17h39

Istock 641853890

Você sabe o que é gamificação? O termo se refere ao uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para motivar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos. O principal objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos usuários e, além dos desafios propostos nos jogos, na gamificação as recompensas também são itens cruciais para o sucesso.

No ambiente de trabalho, a gamificação permite que a empresa alcance um bom nível de motivação dos colaboradores, estimulando uma competição saudável entre os colegas de trabalho ou em um grupo de tarefas. Com o esforço, os funcionários exploram seus limites, ampliam seus conhecimentos e habilidades, atingem as metas com mais rapidez e qualidade e, ainda, são recompensados por isso.

E aí, ficou curioso para entender melhor quais são os benefícios da gamificação no trabalho? Saiba que existem diversos ganhos pessoais e coletivos que podem ser obtidos em empresas que adotam a prática. O portal Administradores elencou algumas vantagens. Confira:

Aumenta o engajamento: Com a gamificação no trabalho, há uma melhora do engajamento dos colaboradores, pois há um estímulo por práticas competitivas e também colaborativas, como pontuações, troféus e quadro de liderança. Podem ser desenvolvidos incentivos tanto individuais quanto coletivos.

Motivação para cumprimento de metas: Um aspecto muito importante para melhorar o desempenho e produtividade dos colaboradores consiste na definição de metas realistas e claras, pois apenas pessoas que sabem quais os objetivos a serem alcançados se esforçam por fazê-lo. Também é importante que elas sejam alinhadas com a realidade dos profissionais, sendo possível atingi-las e melhorá-las.

Retenção do conhecimento: Já que garante um processo de conhecimento mais envolvente, a gamificação tende a prender a atenção dos colaboradores e torna o aprendizado mais prazeroso, aumentando a retenção dessas informações e aplicação correta no dia a dia.

Colaboração das equipes: Ainda que a gamificação tenha como característica incentivar a competição, a colaboração também faz parte da prática. Além de metas mais diretas e operacionais, é preciso estabelecer metas para equipes, departamentos e por fim o objetivo geral do negócio para um determinado período, assim haverá o incentivo pelo trabalho colaborativo das equipes.

Feedbacks mais construtivos: A gamificação parte de um pressuposto de crescimento constante, como se novas fases e novos desafios fossem incorporados ao cotidiano, para isso aplica-se um sistema de feedbacks mais construtivos e que permitam que os colaboradores se desenvolvam e aprendam com as próprias ações.

As técnicas de gamificação estão aos poucos sendo conhecidas e aplicadas nas companhias, mas já é possível perceber os resultados e as mudanças que elas vêm proporcionando nos negócios. No entanto, sua aplicação precisa ser planejada, elaborada e colocada em prática de forma alinhada aos objetivos do negócio, para que proporcione um impacto significativo na empresa!

Últimas notícias da categoria De olho na carreira

De olho na carreira
21/05/2019
Teste

Conheça o Movimento "Maio Amarelo"

Receba novidades sobre Carreiras

Serviços Online

fechar

Novos cursos Enem Indicacao