Saiba como usar o marketing pessoal para conseguir uma carreira de sucesso

02 de Maio de 2019, 13h34

Você sabe se valorizar no ambiente de trabalho? Consegue destacar suas conquistas e mostrar para gestores sua evolução em determinado quesito? Infelizmente, a resposta para essas perguntas nem sempre é positiva. Ainda existe um mito de que quem cuida do marketing pessoal é convencido ou arrogante perante os demais colegas. Mas se engana quem ainda não começou a investir na valorização do seu trabalho. Isso porque o marketing pessoal é a forma mais direta de gerar network e de trazer credibilidade para suas opiniões. Em meio a um mercado de trabalho tão competitivo, manter-se no jogo é algo imprescindível.

Pensando nisso, conversamos com coordenadora de MBA de Desenvolvimento de Liderança da Newton, Sheyla Almeida, sobre o valor do marketing pessoal e os resultados que ele pode trazer para sua carreira. Confira!

- Vivemos em uma época em que o marketing pessoal, ou seja, valorizar suas conquistas em prol da sua carreira, tem ganhado mais espaço nas empresas. Como fazer isso sem parecer arrogante perante os colegas, mas se valorizando perante os gestores?

Faça um trabalho bem feito. Colabore com seus colegas, compartilhe informações, mostre atitudes favoráveis e resolutivas para cada dificuldade ou problema encontrado no trabalho. Assim, seu cotidiano fará seu marketing pessoal naturalmente. O marketing pessoal tem que ser pensado estrategicamente, mas realizado naturalmente. Não adianta forçar comportamentos e atitudes que não são suas crenças reais. Isso pode parecer falso e o resultado ser o contrário do que se esperava. O reconhecimento natural pelo seu trabalho é o primeiro resultado de um bom marketing pessoal. Para um trabalhador ser considerado competente em sua área de atuação, ele deve ter conhecimentos técnicos, habilidades de execução, mas principalmente atitudes assertivas no ambiente de trabalho.  Qualquer tentativa de ser fazer um marketing pessoal forçado poderá ser interpretado pelos colegas de trabalho como algo arrogante. 

- Qual é a importância de fazer marketing pessoal?

O marketing pessoal é necessário para estabelecer bons relacionamentos interpessoais que favoreçam nosso dia a dia. Seja em escala pessoal ou profissional. No caso do trabalho ele é fundamental para favorecer o networking, criar credibilidade e boa imagem profissional. Tais atributos são fundamentais para o sucesso na carreira profissional.

- Como saber quais cursos e projetos podem agregar valor ao trabalho e devem comunicados aos gestores?

A comunicação com os gestores depende muito da cultura organizacional. Algumas empresas que já fazem a gestão do conhecimento e possuem banco de talentos já adotaram a prática de documentar o desempenho do funcionário. Em empresas onde este processo ainda não é sistematizado, vai depender do grau de formalidade e acesso ao gestor. Cada funcionário tem que perceber o momento certo de se valorizar, sem parecer pedante. O ideal seria comunicar seu processo de desenvolvimento de forma natural, espontânea, quando o assunto for oportuno, sem parecer tão formal. Pode ser em um momento de café ou almoço por exemplo.

- Quais são as principais dicas para ter um marketing pessoal assertivo?

Seja colaborativo no ambiente de trabalho; não apresente justificativas, apresente resoluções para os problemas enfrentados; seja educado, cumprimente a todos com simplicidade, seja simpático sem ser artificial; se for líder, seja o exemplo para seus funcionários de tudo aquilo que você espera do comportamento deles!

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