Saiba como fazer o uso saudável da tecnologia

13 de Maio de 2020, 11h53

Vivemos em um mundo conectado. Por meio da tecnologia, é possível estabelecer e aumentar vínculos com amigos, conhecidos, colegas de trabalho ou da faculdade. Podemos também aprender coisas novas em tutoriais online, além de compartilhar nossas alegrias e experiências ao vivo.

O impacto do uso frequente da tecnologia e da internet pode ser positivo ou negativo, dependendo de como a usamos. O principal desafio é encontrar o equilíbrio e aprender a utilizar as diferentes plataformas e aplicativos de forma segura, maximizando os benefícios e evitando os riscos.

Como manter hábitos saudáveis de uso da tecnologia dentro da rotina? Para isso, é fundamental estabelecer um relacionamento saudável, que nos auxilie a alcançar objetivos em vez de ser fonte para distração.

. Ter controle sobre seus hábitos tecnológicos vai permitir que você:

· Tenha maior envolvimento, foco e produtividade naquilo que estiver executando;

· Seja mais presente e se conecte melhor com as pessoas, tanto no ambiente pessoal como profissional;

· Exercite a capacidade de poder se desconectar, de ficar offline e, assim, reduzir sua ansiedade e estresse.

Fique atento ao seus hábitos online! Confira algumas estratégias que podem ajudar você a melhorar seu relacionamento com tecnologia:

- Pare de procrastinar: Quando precisamos estudar ou fazer alguma tarefa da qual não gostamos, qualquer coisa pode parecer mais interessante. Pare de enrolar e resolva logo esta pendência. Evite qualquer distração, principalmente, o impulso de “olhar rapidinho aquela notificação” no celular ou nas redes sociais.

- Seja equilibrado: Você não precisa ir correndo para o celular ou computador assim que terminar seus estudos. Reserve momentos para sua família e até para você mesmo, para que seu tempo livre não seja totalmente consumido pelo tempo online.

- Use com moderação: Reserve momentos adequados do seu dia para acessar a internet. Perceba que a vida vai continuar as mesma, independentemente do quanto você entra no Facebook, ou se você viu e respondeu aquela notificação ou e-mail.

Não se esqueça de que o problema não é a tecnologia, mas o uso que fazemos dela. Em vez de serem causas de distração, preocupação ou desconforto, a tecnologia e a internet devem melhorar e simplificar nossas vidas.

E você, faz um uso saudável da tecnologia? Que benefícios e vantagens recursos tecnológicos trazem para os seus estudos? Compartilhe com a gente!

Uso saud%c3%a1vel tecnologia

Últimas notícias da categoria De olho na carreira

De olho na carreira
21/05/2020
Istock 1154126998

O que significa sucesso para você?

Receba novidades sobre Carreiras

Serviços Online

fechar