Quero mudar de carreira: como devo me preparar?

05 de Agosto de 2019, 11h00

Você deu duro na faculdade, conquistou seu diploma e um emprego na área que sempre quis atuar. Sinal de que o futuro está garantido, certo? Nem sempre. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Dale Carnegie Training em 14 países, entre eles o Brasil, constatou que 45% dos trabalhadores têm vontade de mudar de vida.

As razões para esta insatisfação são diversas, e vão desde a escolha precoce da profissão até a falta oportunidades de trabalho em algumas áreas. No Brasil, para se ter ideia, a taxa de desemprego ficou em 12,4% no trimestre encerrado em fevereiro, alcançando assim 13,1 milhões de pessoas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A boa notícia é que o mercado está cada vez mais flexível e o surgimento de novas profissões – algumas inexistentes há menos de uma década – permitem um redirecionamento da carreira, independentemente da sua idade. Por isso, são cada vez mais frequentes os casos de pessoas que trocaram seus cargos, em algumas situações até mesmo em alto nível gerencial, para desbravar caminhos que, até pouco tempo, jamais imaginariam.

Um facilitador para esta escolha está relacionado ao crescimento da oferta de cursos a distância, sejam eles de graduação ou de especialização. Isto porque, além de normalmente oferecerem preços mais competitivos, esta modalidade de ensino permite uma melhor organização da rotina e, em alguns casos, até mesmo conciliar o estudo e trabalho, facilitando assim o processo de transição.

Como não poderia deixar de ser, a mudança de emprego ou o redirecionamento profissional não são decisões simples, e o medo de trocar o certo pelo duvidoso, como se diz popularmente, é bastante frequente. Encarar este desafio, entretanto, pode representar a única forma de resgatar a motivação e a felicidade de quem, há algum tempo, vinha “empurrando o emprego com a barriga”. Por isso, no texto de hoje você confere algumas dicas que vão ajudá-lo a passar por este momento com mais tranquilidade e planejamento. Vamos a elas:

Autoconhecimento

O aforismo grego “Conhece-te a ti mesmo” é de grande valia para encarar todo este processo de mudança. Isto porque é fundamental conhecer quais são suas verdadeiras pretensões e seus medos, bem como suas habilidades ou pontos de melhoria. Só assim será possível entender se você está agindo de acordo com suas próprias convicções, se está sendo guiado pelas expectativas dos outros em sua nova escolha de vida e de que maneira poderá se preparar para dar este importante passo.

Saia da zona de conforto

É normal levar algum tempo para tomar uma decisão complexa e que, em algumas situações, pode impactar na vida de outras pessoas. Mas é preciso entender até que ponto você está de fato se preparando ou se está, na verdade, se prendendo à famosa zona de conforto. Se ainda não estiver seguro o bastante para sair do seu emprego atual, aproveite este momento para conhecer melhor a área na qual deseja entrar, identificar quais cursos podem contribuir para sua nova formação e conversar com outras pessoas que já estejam na área.

Planeje seus movimentos

É importante ter em mente que o redirecionamento de carreira pode trazer impactos diretos em seu ganho salarial. Por isso, é fundamental conhecer a sua realidade financeira, identificar quais gastos podem ser evitados e poupar em nome do futuro. Também é indicado estabelecer metas de médio e longo prazo, para facilitar a tomada de decisões.

Converse com as pessoas

Muitas pessoas já enfrentaram este conflito e foram bem-sucedidas em suas escolhas. Busque estes exemplos entre os seus conhecidos, pesquise na internet ou converse com pessoas que se reposicionaram no mercado. Elas o ajudarão a entender quais passos foram fundamentais ao longo de todo este processo, quais devem ser evitados e, até mesmo, ajudar a diluir alguma dúvida que você ainda tenha sobre esta mudança. O importante é não ficar parado!

Se você está pensando em redirecionar sua carreira, saiba que a Newton Paiva oferece cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância. Quer saber mais? Acesse AQUI e confira todas as opções.

Mudan%c3%a7a de carreira

Últimas notícias da categoria De olho na carreira

De olho na carreira
21/05/2020
Istock 1154126998

O que significa sucesso para você?

Receba novidades sobre Carreiras

Serviços Online

fechar