Quão atrativo seu currículo é no mercado? Empregabilidade é com a Newton

25 de Maio de 2020, 17h58

Você está preocupado em conseguir um novo emprego? Ou quem sabe você está preocupado se conseguirá se recolocar no mercado caso saia do trabalho atual? Você sabe “o quão atrativo” seu currículo é no mercado? Em momentos de crise a nossa empregabilidade é uma das nossas maiores preocupações, não somente por estar relacionada a uma oportunidade de trabalho, mas para que garanta a satisfação de nossas necessidades básicas.

A empregabilidade nos traduz isso: o quão atrativo você profissional, suas experiências e seu potencial de criação são para uma empresa te contratar.

Garantir um alto índice de empregabilidade requer muito esforço do indivíduo porque é um movimento que envolve conhecimentos técnicos e comportamentais alinhados com as exigências do mercado de trabalho.

Como a expansão do ensino superior proporcionou grandes mudanças no mercado, diferenciar-se é aumentar a sua empregabilidade. Para assegurar este alto índice alguns aspectos são essenciais para se destacar como:

Nível de Escolaridade – Uma boa formação ainda é o principal requisito para a construção de uma carreira de sucesso. Mas deve vir acompanhada de outras ações extracurriculares que podem ser desenvolvidas no decorrer da graduação, como uma monitoria, atividade de extensão, pesquisa científica, voluntariado e ações que vão agregar no seu currículo ainda que não tenha nenhuma experiência profissional.

Comunicação – Esta habilidade é um dos principais fatores não somente para processos seletivos, mas fundamental dentro do ambiente de trabalho. A comunicação clara contribui para um bom relacionamento entre a equipe de trabalho, alinhamento das ações e até mesmo durante um processo de seleção ou entrevista, pois de nada adianta ter um bom currículo e não possuir uma comunicação eficiente. Atualmente fala-se sobre a habilidade de “comunicação não violenta”, ou seja, uma comunicação que é assertiva.

Interesse em aprender – O aprendizado é um processo contínuo e aquele que está aberto ao aperfeiçoamento sempre estará à frente. O recrutador consegue identificar o indivíduo que possui mais conhecimento. Em geral, aquele que é mais motivado a aprender pode contribuir mais na empresa, pode trazer novas soluções, novas referências e implementar inovações.

Capacidade de inovar – Inovar não está somente relacionado às novas tecnologias, mas também estar atento a novas metodologias, melhorias nos processos, de ser mais criativo e de agir de forma diferente dos demais. Inovar também envolve a capacidade de resolução de problemas!

Experiência no mercado – O nível de exigência das empresas é cada vez mais levado em consideração pelos recrutadores na hora de decidir quem vai ficar com a vaga de emprego ou até mesmo estágio. Quanto mais cedo se busca oportunidades no mercado de trabalho, mais se desenvolve o pensamento como um todo, mais prática terá o indivíduo para a construção da sua carreira, mais assertivo será na escolha na área de atuação. Um profissional que domina a prática, que “sabe fazer” tem menos chances de ficar desempregado.

Adaptabilidade – O mundo é imprevisível e o profissional com a capacidade de adaptação a mudanças está muito mais preparado para desafios, conflitos e dificuldades do mundo corporativo. Quando se fala em adaptabilidade se refere a flexibilidade, neste sentido o profissional está disposto a ter queda na remuneração, aceitar oportunidades em outro estado, atuar na modalidade PJ (pessoa jurídica).

Visão estratégica do mercado – a visão estratégica permite um olhar amplo de todo o contexto da empresa, do cenário atual e faz com que o profissional esteja preparado para as oportunidades. Ser estratégico é sair da rotina de resolução de problemas e começar a esquematizar ações relevantes com foco em resultados específicos.

Competências profissionais – Estar atento às habilidades técnicas e comportamentais. O desenvolvimento dessas competências ocorre de diferentes formas. Normalmente, o segredo está em conciliar o ensino formal com a experiência profissional. Isso porque o domínio de uma competência é gradual e dependente bastante da resolução de problemas e tarefas concretas.

Inteligência emocional – Este tema sempre foi de suma importância em todos os aspectos da vida e torna-se mais ainda relevante neste momento, pois a capacidade de lidar com as emoções impacta diretamente como nos comportamos diante de desafios e no mundo corporativo vivenciamos isso diariamente.

Idiomas – Domínio em um segundo idioma é outro elemento com grande impacto na empregabilidade, principalmente hoje onde a experiência global está muito mais acessível. Ser fluente em Inglês, por exemplo, pode abrir portas para oportunidades exclusivas e estratégicas.

Networking – Manter-se conectado a outros profissionais é inteligente e estratégico para a sua carreira. Seja presencial ou virtual é importante participar de grupos de discussão ou até mesmo de trabalhos voluntários. Estes grupos agregam muito conhecimento em rede e novos contatos.

Experiências internacionais – Último item interessante é o impacto que uma experiência internacional pode trazer, seja um intercâmbio, um curso ou um trabalho voluntário. Este último item já reflete uma capacidade de adaptação do profissional, a abertura ao novo, a novas culturas, e o desejo de se expandir, de crescer. A experiência pode agregar muito na visão de um profissional e pode também ser um diferencial em um processo seletivo.

Uma pesquisa dos profissionais Brasileiros realizada pela Catho apresentou um panorama sobre a contratação, demissão e carreira. Foram mais de 26.400 respondentes que trouxeram um levantamento completo e atual do mercado de trabalho brasileiro. Nesta pesquisa os 5 fatores de maior impacto na contratação foram: Competências comportamentais, Desempenho em entrevistas, Experiência técnica anterior relacionada ao cargo, Formação acadêmica, Desempenho nos testes e Desempenho em dinâmicas.

Segundo a Catho Carreiras, a Newton é a 2ª Melhor Instituição de Ensino Superior Privada de BH em Empregabilidade!

Diante dessa demanda que o mercado de trabalho vem exigindo e sabendo da importância do ensino superior neste contexto a Newton com objetivo de formar profissionais diferenciados a frente as demandas do atuais investe em uma estrutura diferenciada para auxiliar os alunos a desenvolverem a empregabilidade dos alunos. Para isso possui 17 Centros de Inovação que contemplam todas as áreas de conhecimento e que somente no ano de 2019 os alunos realizaram 57.824 atendimentos práticos junto à comunidade. A Newton possui também grupos de pesquisa científica e intercâmbio que pode levar os alunos a experiências internacionais e tudo isso gratuito.

Além de toda a infraestrutura de núcleos e clínicas de prática a instituição foi pioneira em Minas Gerais com a criação de um laboratório de prototipação digital, o FabLab, que conta com equipamentos de alta tecnologia e que hoje está entre os 5 melhores do Brasil. E pensando em ações para impulsionar a empregabilidade dos alunos em 2017 lançou um Núcleo exclusivo de carreiras que tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento da carreira dos alunos e egresso. O Newton Carreiras oferece serviços inovadores que auxiliam na construção o seu projeto de vida, por meio de ações e serviços que envolve uma Plataforma de Carreira, Consultorias de Carreira, Cursos livres e a Rede de Egressos.

A Plataforma de Carreiras foi lançada este ano e já conta com 1.300 empresas cadastradas e uma série de serviços, como a divulgação de oportunidades de estágio, emprego, programas de trainee, e-books, conteúdos, simulação de entrevistas, orientação de carreira, dicas e cursos de curta duração que vão contribuir a inserção no aluno no mercado de trabalho.

Já a Consultoria de Carreiras é realizada por especialistas, são atendimentos presenciais ou a distância, que orientam o nosso aluno a se preparar melhor para o mercado de trabalho. Somente no ano de 2019 foram realizados 1.481atendimentos e os temas mais abordados são planejamento e transição de carreira, orientação e recolocação profissional. Destes atendimentos realizados em 2019 o índice de satisfação dos atendimentos foi de 81%, destes 68% estão empregados e 77% estão dentro da sua área de formação. Um resultado superpositivo para os alunos e egressos Newton.

O Newton Carreiras também realiza workshop presenciais e a distância, promove oficinas de elaboração de currículo, simulação de entrevistas e processos seletivos e para os alunos de ensino médio temos o curso de Orientação Vocacional. Tudo para que todos os alunos da Newton onde estiver tenha todos os serviços a sua disposição.

E para expandir as oportunidades e estreitar o relacionamento com o mercado a Newton sempre busca parcerias e convênios com empresas públicas e privadas de diversos segmentos para a captação de vagas de estágio e emprego, realizando eventos como o Newton In Company e Meet up de Empresas promovendo uma conexão direta com o mercado, com a participação de gestores e profissionais de recursos humanos. A proposta dos eventos é alavancar uma nova geração de profissionais inovadores e buscar experiências que traz a educação de carreira da Newton com os desafios do mercado. Na última edição do Newton In Company em um grupo de 30 alunos que participaram do evento 2 foram contratados para vaga de estágio por empresas de nível nacional.

Enfim, a Newton oferece uma proposta diferenciada buscando desenvolver e formar profissionais com alto índice de empregabilidade. Para quem pretende aprender, reinventar e aperfeiçoar habilidades para o dia-a-dia do trabalho, a Newton oferece uma série de ações inovadores e com muito práticas para atender às suas expectativas e superar os desafios do mercado. E para quem está começando agora na jornada do mercado de trabalho, está em transição ou precisa de recolocar, investir e apostar em você mesmo deve fazer parte das suas prioridades e não esqueça a empregabilidade é essencial para os dias de hoje.

Não perca tempo, vem para a Newton que te ajudamos nesta construção! Queremos ser parceiros no seu projeto de vida!

Istock 1163759361

Últimas notícias da categoria De olho na carreira

De olho na carreira
21/05/2020
Istock 1154126998

O que significa sucesso para você?

Receba novidades sobre Carreiras

Serviços Online

fechar