Postura profissional: como criar uma visão positiva sobre suas atitudes no ambiente de trabalho

30 de Abril de 2020, 12h46

Adequar a postura profissional com os ideais da empresa em que você trabalha é primordial para que os resultados pessoais e corporativos sejam significantes. Ao fazer essa reflexão, você está se conhecendo melhor para alinhar sua carreira na direção correta e na certeza de que suas atitudes no cotidiano de trabalho são éticas e responsáveis.

É um grande erro pensar que um bom profissional é aquele que detém (e coloca em prática) os conhecimentos técnicos para o cargo que exerce em uma empresa. Ele é muito mais do que isso e a postura como colega de trabalho, subordinado ou gestor diz muito sobre essa pessoa.

O que é postura profissional e quais são os benefícios dela para sua carreira?

Podemos partir da noção que a postura profissional corresponde aos princípios na hora de lidar com as demandas de trabalho e no relacionamento com as pessoas com quem você divide tarefas. Resumindo: é a maneira como você se comporta e se relaciona no ambiente de trabalho.

Não precisa ser o mais comunicativo e rápido para entregar as demandas, afinal, para além da postura profissional, existem as características de cada um. E isso não pesa na hora de avaliar sua atitude no meio corporativo.

Ela é seu cartão de visitas, sua identidade na empresa. Se sua postura profissional é positiva, ela transmite confiança para seus colegas de trabalho e gestores e pode ser um diferencial na hora da candidatura a um cargo superior.

Preparamos 4 dicas que irão ajudar você a ter uma boa postura profissional

1- Trate todos igualmente

Mesmo que tenha mais afinidade com alguns colegas, conviver de forma igualitária com todos no ambiente de trabalho diz muito sobre sua postura e atitude. Além disso, desmerecer subordinados, caso assuma um cargo de gestão, ou bajular os superiores são costumes muito mal vistos pela equipe.

2- Vista-se de forma profissional

Pode parecer uma dica fútil, mas cuidar da aparência, tendo em vista o estilo de trabalho que você exerce, vai contribuir diretamente na formulação da sua postura profissional. Não precisa criar um personagem e fugir completamente do seu estilo, mas ter bom senso na escolha dos trajes com os quais você vai para o trabalho é uma atitude profissional.

3- Seja pontual

Não é só elegante manter a pontualidade, trata-se de cumprir o combinado. E não há nada que demonstre mais sua postura profissional do que deixar claro que você entendeu e cumpre o que foi acordado. A começar pelo horário de chegar ao trabalho e de se apresentar nas reuniões e compromissos da empresa.

4- Leve seu trabalho a sério

Assim como tratar os colegas com igualdade, vestir-se adequadamente para o trabalho e ser pontual, encarar com seriedade as funções que você desempenha na empresa faz toda a diferença na consolidação de uma postura profissional positiva. As empresas têm regras e metas que foram feitas para serem cumpridas. Ao seguir esses parâmetros, você coloca em destaque o comprometimento que tem com o negócio. E não confunda levar o trabalho a sério, com ser uma pessoa séria e fechada. Dá pra levar o cotidiano no serviço de forma leve e bem humorada, cumprindo todas as obrigações com seriedade.

E você? Como avalia sua postura profissional?

Istock 1147369897

Últimas notícias da categoria De olho na carreira

De olho na carreira
21/05/2020
Istock 1154126998

O que significa sucesso para você?

Receba novidades sobre Carreiras

Serviços Online

fechar