Por que fazer um curso a distância?

12 de Agosto de 2019, 11h56

Se por muito tempo o Ensino a Distância foi considerado uma opção apenas para estudantes que não possuíam condições físicas ou geográficas de frequentar uma determinada instituição de ensino, essa realidade está sendo alterada. Graças aos recursos tecnológicos disponíveis hoje, o modo de acessar informações, se comunicar e até de se divertir passa por um processo gradual de mudança.  Com a educação, é claro, não seria diferente. A conectividade permitida pela internet possibilita a interação e mobilidade necessárias para tornar o modelo EAD mais eficiente e procurado por alunos das mais diversas áreas.   

De acordo com Jucimara Roesler, diretora de Educação a Distância Newton Paiva, é essa flexibilidade que faz com que alunos cada vez mais jovens busquem essa modalidade de ensino. "O perfil do aluno a distância está cada vez mais jovem e já atinge a idade média de 28 anos. É um aluno que está no mercado de trabalho, que busca crescimento profissional e pessoal", comenta a diretora.

A diversidade na oferta também favorece que estudantes de diversas áreas busquem esta forma de estudar. Atualmente, mais de 45 cursos de graduação são ofertados no Brasil e eles contemplam todas as áreas do conhecimento. É possível encontrar cursos desde bacharelados nas áreas de humanas, engenharia e saúde, até licenciaturas que capacitam profissionais para que eles se tornem professores de diferentes disciplinas. "Na Newton Paiva, temos muita procura nos cursos de Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Processos Gerenciais e Recursos Humanos. Os cursos de Educação Física e Serviço Social também se destacam", pontua Jucimara.

Uma das metodologias mais utilizadas atualmente para a educação, como aponta a diretora, é a interação. “Ao ingressar num curso a distância o aluno passa a interagir com uma rede de pessoas que ele não conhece, então um universo se abre, para novos relacionamentos sociais, tanto no âmbito do aprendizado do curso, quanto no âmbito profissional e pessoal. As tecnologias utilizadas no EAD potencializam as interações entre alunos e professores, beneficiando o processo de ensino e aprendizado”, comenta.

Como se beneficiar do Ensino a Distância

Jucimara ressalta que para aproveitar a flexibilidade do EAD, é necessário encarar os cursos com seriedade e comprometimento. As atividades desenvolvidas em um curso a distância são muito semelhantes às de um curso presencial, como trabalhos, leituras e avaliações. Por isso é necessário desenvolver a disciplina, a autonomia, o compromisso e a determinação", destaca. “O aluno gerencia as suas atividades nos horários convenientes, sempre estabelecendo seu próprio itinerário de estudos. Isso se torna ainda mais relevante se considerarmos aqueles que precisam conciliar sua graduação com trabalho, a família e outras atividades do cotidiano. Outra vantagem é a capilaridade da educação a distância, que, por meio de seus polos de apoio presencial, chega a cidades com população abaixo de 50 mil habitantes, democratizando o acesso ao ensino superior, sobretudo, àqueles que não conseguiriam se deslocar para grandes centros para conquistar seu diploma de ensino superior”, conclui.

A Newton Paiva oferece uma estrutura completa e uma metodologia moderna aos alunos dos cursos presenciais e online e é reconhecida pelo MEC pela sua excelência de ensino. Você já conhece os cursos oferecidos pela instituição? Já pensou em qual se inscrever? Confira a nossa grade e fique atento para mais essa possibilidade na sua carreira.

 

Istock 1031398222

Últimas notícias da categoria De olho na carreira

De olho na carreira
21/05/2020
Istock 1154126998

O que significa sucesso para você?

Receba novidades sobre Carreiras

Serviços Online

fechar