Odisseia: a preparação para uma vida de grandes desafios

26 de Fevereiro de 2018, 10h59

Odisseia a prepara%c3%a7%c3%a3o para uma vida de grandes desafios

Odisseia realizado no primeiro semestre de 2017, no campus Silva Lobo.

De acordo com o dicionário, “odisseia” significa “longa perambulação ou viagem marcada por aventuras, eventos imprevistos e singulares” ou “narração de viagem cheia de aventuras singulares e inesperadas”. Na literatura, a palavra é sinônimo de um dos mais importantes poemas épicos já escritos. Atribuído ao grego Homero, ele relata o regresso de Ulisses da Guerra de Troia.

Séculos e séculos separam essa história dos dias atuais, mas, na Newton, Odisseia tem um significado igualmente importante, pois dá nome a um programa que busca contribuir com uma das jornadas mais fundamentais na vida de todo estudante: a profissional. Uma trajetória cheia de emoções e vivenciada de diferentes formas por cada um, mas sempre marcada pela expectativa e pela vontade de fazer sempre o melhor para conquistar um futuro de sucesso.

Implementado em 2016, o Odisseia Newton é realizado no início de cada semestre, com o objetivo de promover atividades de autoconhecimento, inspiração e integração, a fim de que os alunos ingressantes construam seu Projeto de Vida. “A vida universitária é bem diferente da que os estudantes tinham antes. A nossa intenção, portanto, é dar as boas-vindas aos calouros, fazendo com que se sintam acolhidos, e mais: que saibam que podem contar com a instituição para construir oportunidades”, explica Ariane Moura, do setor de Pesquisa, Extensão e Inovação.

Um dos diferenciais oferecidos pela Newton é a união entre a vida acadêmica e a vivência profissional. Isto porque a instituição possui modernos laboratórios que permitem, aos estudantes de todas as áreas, entender como funciona o dia a dia da profissão que escolheram seguir. “Durante o Odisseia, ele conhecerá todas as oportunidades que a Newton disponibiliza para que ele possa trilhar seu caminho, seja na iniciação científica, seja no mercado de trabalho.

Outro benefício trazido aos participantes do Odisseia é a interação com estudantes de outros cursos e o acesso a palestrantes globais, além do certificado de horas complementares. “O foco principal são aqueles que estão chegando agora, mas estamos abertos também aos alunos de períodos mais avançados. Afinal, quem nunca repensou a própria trajetória?”, questiona Ariane.

“O interessante é perceber que o projeto tem grande aprovação dos participantes. Identificamos, desde a sua implantação, um aumento no número de voluntários das nossas atividades extracurriculares. Esse impacto é muito positivo”, comemora.

As próximas edições do Odisseia acontecem na próxima semana: no dia 27 de fevereiro, terça, no Campus Silva Lobo; em 28 de fevereiro, quarta, na Carlos Luz; e em 01 de março, quinta, no Buritis.

Confira a seguir a opinião de quem já participou (todos os depoimentos são informados de forma anônima, pela avaliação preenchida pelos estudantes após o evento):

Carlos Luz

• "Gostaria de parabenizar a iniciativa que só vem agregar um diferencial e explicitar a preocupação da Newton em preparar seus alunos e fornecer um bom preparo para o mercado de trabalho e para vida".

• "Muito interessante, de grande importância para o desenvolvimento humano e social. Demonstrando um mundo de possibilidades muitas vezes despercebidos por muitos".

Buritis

• "Gostaria de agradecer a Newton por propor tantos projetos e estar interessada em nossa opinião, promovendo também a nossa mudança de ideia de mundo, sociedade e educação".

Silva Lobo

• "Parabéns a todos, realmente foi uma atividade que me ajudou e me orientou. Hoje posso dizer com mais firmeza quais objetivos eu busco, e claro, estou cheio de dúvidas também, mas estou disposto a me arriscar e ganhar espaço no mercado de trabalho. Meus sinceros muito OBRIGADO. FAÇAM MAIS VEZES ESSE EVENTO!"

• "Agradeço à equipe da Newton Paiva por promover um evento tão especial. Desejo que muitos outros venham! E tenho certeza que iniciativas como essa, que buscam o autoconhecimento individual, é que tem o poder de um coletivo cada vez melhor. Parabéns à equipe!"

• "Eu quero agradecer de todo coração ao todos os elaboradores e colaboradores do evento que mudaram o rumo da minha vida. Eu passei a enxergar certos assuntos de outra forma e acreditar mais em minha capacidade, tanto acadêmica, quanto artística. Adorei participar de entrevistas durante e após o final do evento. Espero que continuem com todo esse cuidado e carinho com seu público. Eu realmente posso dizer que estou feliz começando uma nova etapa de minha vida, estudando na Newton Paiva".


Últimas notícias da categoria De olho na carreira

De olho na carreira
16/07/2019
Estudar a noite

Conheça os benefícios de estudar à noite

De olho na carreira
15/07/2019
Organizar tempo

Saiba como organizar suas prioridades!

Receba novidades sobre Carreiras

Serviços Online

fechar