O que significa sucesso para você?

21 de Maio de 2020, 12h09

Para você, qual é o significado da palavra sucesso? Já parou para pensar que a forma como interpreta o sucesso faz total diferença na sua vida? A compreensão sobre o que é ser uma pessoa bem sucedida pode refletir no ambiente onde você vive e determinar o legado que será deixado para as próximas gerações.

Hoje em dia, existem inúmeros métodos e receitas, das mais simples até as mais complexas, disponíveis em diferentes suportes e ferramentas, para alcançar o sucesso profissional e pessoal. As promessas são geralmente as mesmas: siga estas orientações e você terá resultados positivos. Porém o resultado, na maioria das vezes, não é o esperado. E ficamos com a sensação de que não somos capazes, ou não estamos preparados adequadamente para o sucesso.

Contudo, só você é capaz de determinar o que é melhor para si e onde quer chegar para ser bem-sucedido. Mas, se na sua busca, você não definir limites e respeitar mais o seu bem-estar, no caminho para o sucesso você encontrará ansiedade e armadilhas sociais e emocionais.

Para algumas pessoas, ter sucesso é se sentir um profissional valorizado, poder viver uma vida de forma saudável e equilibrada. Outros consideram que ser bem-sucedido é atuar em uma empresa que valorize financeiramente seu talento, sua competência, e que compartilhe os lucros gerados pelo resultado de seu trabalho para a organização. Há também quem avalie que ter sucesso é saber valorizar o tempo, equilibrando a produtividade no trabalho, com a qualidade da vida pessoal.

Cada indivíduo deve construir e trilhar o seu próprio caminho, consciente de suas decisões e com responsabilidade para lidar com os todos os bônus e os ônus de sua jornada.

Se você ainda não conseguiu definir o que representa o sucesso para si, existem algumas atitudes que nos ajudam a refletir, a encontrar autoconsciência e percepção necessárias para comprendermos o que realmente importa para nós.

Para alcançar dos seus ideais e se tornar uma pessoa bem sucedida, fique atento nestas quatro atitudes essenciais:

· Seja você mesmo;

· Cuide da sua atitude mental;

· Tenha metas definidas;

· Crie ações para concretizar os seus objetivos e organizar seus recursos e seu tempo.

É importante perceber que o sucesso não é algo estático, como um pódio, mas sim uma condição ou situação que se altera, se atualiza ao longo da vida. Quer avaliar se está seguindo o caminho do sucesso? Reflita sobre estas quatro questões:

· Eu estou realizando os meus objetivos de vida?

· Estou feliz com o que conquistei?

· Eu evoluí profissional/pessoalmente durante o caminho?

· As pessoas com quem convivo se beneficiaram com os meus resultados?

Por meio do fortalecimento da autoestima, do reconhecimento e da utilização dos próprios talentos, é possível perceber a satisfação própria que vem do sucesso. E isso é um processo, composto por etapas que são realizadas num determinado período de tempo. É você quem constrói o seu sucesso todos os dias.

Istock 1154126998

Últimas notícias da categoria De olho na carreira

Receba novidades sobre Carreiras

Serviços Online

fechar