Habilidades sociais e outras soft skills desejadas pelas empresas

09 de Janeiro de 2019, 16h48

Habilidades sociais e outras soft skills desejadas pelas empresas

Engana-se quem pensa que as empresas estão interessadas somente em candidatos com diplomas, cursos, mestrados ou pós-graduações. O currículo e as habilidades técnicas podem até te ajudar na hora de conquistar um emprego, mas são suas habilidades sociais que abrirão mais portas a diante.

Valores como ética no trabalho, habilidades de comunicação, inteligência emocional e uma série de outros atributos são essenciais para o sucesso na carreira. Conhecidas como “soft skills”, as competências destacadas acima se referem à personalidade e comportamento do profissional, envolvendo aptidões mentais, emocionais e sociais. São consideradas habilidades particulares, pois nascem de acordo com as experiências, cultura, criação e educação de cada pessoa, entre outros fatores. 

O que as empresas buscam?

Segundo pesquisa de 2017 da Capgemini Digital Transformations Institute, líder global em consultoria, serviços de tecnologia e transformação digital, 60% das empresas estão enfrentando uma crise de soft skills entre seus funcionários. De acordo com 1.250 executivos entrevistados na época, 65% dos gestores buscam colaboradores que prestem bom atendimento e dedicam-se ao cliente, que cooperem com a equipe na rotina de trabalho e que saiam da zona de conforto e vão em busca de novos conhecimentos.

Por que desenvolver habilidades sociais no trabalho?

As habilidades sociais são uma combinação da capacidade de comunicação com a forma de ser de uma pessoa. Nas empresas, são consideradas as maneiras com que os colaboradores se relacionam e se comunicam, de um jeito inteligente ou não. De acordo com um estudo divulgado pela consultora e criadora de software para Recursos Humanos, ICIMS Hiring Insights, e publicado em matéria no Universia Brasil, 94% dos especialistas em recrutamento consideram que o funcionário com boas habilidades sociais tem mais oportunidades de ser promovido a cargos de liderança que outro com mais experiência, mas que tenha as aptidões menos desenvolvidas.

Segundo Mateusz Grzesiak, psicólogo e coach internacional em Desenvolvimento Pessoal e Profissional, tradicionalmente as pessoas não recebem treinamento para adquirir competências sociais. “As competências transversais são as mais difíceis de encontrar nos colaboradores. No entanto, hoje, o indivíduo ser altamente treinado em habilidades técnicas não é mais suficiente. É preciso desenvolver habilidades interpessoais e de construção de relacionamentos, que ajudam as pessoas a se comunicar e colaborar de forma eficaz. São com esses soft skills que ela se destacará como líder.

Resolução de problemas, delegação, motivação e formação de equipe se tornam muito mais fáceis se você tiver boas habilidades sociais. Saber como lidar bem com as pessoas e exibir atitude positiva são cruciais para o sucesso”, afirma Grzesiak em entrevista para o portal Administradores.

 

E aí? Quer aperfeiçoar suas soft skills? Conheça algumas dicas da Edools, empresa brasileira de tecnologia com foco em educação online:

Reconhecer potenciais e estimular: Dentro das equipes sempre existem os profissionais que se destacam por suas particularidades. Com isso, é importante reconhecer as habilidades mais aparentes em cada colaborador e estimular o desenvolvimento delas. Diante deste cenário, é fundamental identificar aqueles que estão mais dispostos, engajados e comprometidos em melhorar.

Feedback: A constante troca de feedbacks contribui para que o colaborador consiga perceber quais são seus pontos fortes. Quando o gestor faz avaliações na rotina de trabalho e detecta em quais situações o funcionário tem melhor desempenho, fica mais fácil dele trabalhar as soft skills.

Autoconhecimento: Muitas vezes o colaborador precisa do feedback do gestor para conseguir identificar suas soft skills. Mas independente de quem identificá-las (o gestor ou o colaborador), é fundamental praticar o autoconhecimento para aprimorar ou descobrir soft skills que não foram despertadas ainda.

 

Últimas notícias da categoria De olho na carreira

De olho na carreira
21/05/2019
Teste

Conheça o Movimento "Maio Amarelo"

Receba novidades sobre Carreiras

Serviços Online

fechar

Novos cursos Indicacao Enem