Entrevista de emprego à vista? Confira nossas dicas e garanta seu lugar!

05 de Setembro de 2017, 08h24

240 f 120173578 ghuvu6jho8joevsdh24ghtk2nkiivfg1

Para além de um bom currículo, ter a postura adequada na entrevista de emprego pode ser determinante para garantir sua colocação no mercado. Afinal, é neste momento que o candidato – experiente ou em busca do primeiro emprego – consegue se sobressair e potencializar suas chances de alcançar a sonhada vaga.

A preparação para estar frente à frente com os entrevistadores é tão relevante quanto o momento da entrevista. “Uma dica é trabalhar mentalmente que o cargo já é seu, visualizar a si mesmo exercendo aquelas funções. E respirar, profunda e suavemente, pois o controle da respiração é essencial”, ressalta Sheyla Santos, professora dos cursos de Psicologia e Administração da Newton.

Para conseguir se destacar durante a temida entrevista, a professora Sheyla deu outras dicas de vestuário, comportamento, até como responder aos questionamentos e conter ansiedade. Confira e prepare-se para ser escolhido na próxima:

Que roupa devo usar?

A roupa do dia da entrevista deve condizer com o cargo pretendido. Só adote o estilo social se as pessoas que atuam no local usarem esse tipo de vestimenta no cotidiano de trabalho. É interessante que unhas, barba e cabelo estejam alinhados. O excesso de perfume também deve ser evitado.

Cheguei para a entrevista. E agora?

Cumprimente todas as pessoas que estiverem no local, colaboradores, concorrentes e, claro, entrevistadores. Simpatia cabe em qualquer lugar, mas tome cuidado com o excesso. As mãos devem estar relaxadas e os braços não podem estar cruzados. O olho no olho ao falar com quem está conduzindo a conversa é muito importante, assim como o fato de prestar atenção em tudo o que é dito.

Como responder às perguntas de forma assertiva?

As respostas devem ser claras e objetivas, sem fugir do tema questionado ou se perder no meio do caminho. É preciso encarar a delicada pergunta sobre principais defeitos e qualidades com o máximo de veracidade: no caso das qualidades, foque em competências relacionadas ao trabalho como facilidade de comunicação, flexibilidade ou capacidade de planejamento. Em relação aos defeitos, aponte aqueles que você realmente sabe que possui e diga que está empenhado em melhorar. Perfeccionismo é um defeito/qualidade mal-empregado atualmente, por exemplo.

Concorro ao primeiro emprego. Como valorizo minha experiência acadêmica?

Volte o foco para projetos de pesquisa, cursos, estágios ou qualquer atividade prática que você desenvolveu durante a graduação. Participações em projetos de cunho social são muito valorizados pelos empregadores hoje em dia, pois apontam que o candidato possui características como engajamento e solidariedade. “Se está em busca do primeiro emprego, aproveite a oportunidade da entrevista para mostrar seu interesse em aprender. Existem muitas empresas que contratam para moldar o profissional de acordo com o que o cargo necessita”, motiva Sheyla.

Como conter a ansiedade?

Respiração e mentalização positiva. Antes da entrevista, mentalizar que já está ocupando o cargo pretendido e que faz parte da rotina de empresa ajuda a trazer a segurança necessária para se apresentar bem. Se a ansiedade surgir durante a conversa, respire profunda e suavemente. “Não tenha medo de dizer ao entrevistador que se sente nervoso ou de pedir que ele repita a pergunta. A sinceridade é o melhor caminho”, finaliza a professora.


Últimas notícias da categoria De olho na carreira

De olho na carreira
20/09/2017
Voc%c3%aa mora em uma cidade inteligente

Você mora em uma cidade inteligente?

De olho na carreira
19/09/2017
Bloqueio criativo no trabalho o que fazer

Bloqueio criativo no trabalho. O que fazer?

Serviços Online

fechar