Entenda como o endomarketing pode contribuir tanto para funcionários quanto empresas

22 de Maio de 2019, 10h12

Um funcionário que gosta da empresa que trabalha é o principal agente de vendas dela. É por isso que as elas estão investindo cada vez mais em ações de Endomarketing e Comunicação Interna: para fazer com que o público interno se mantenha engajado e alinhado com os propósitos e valores do negócio e, assim, influencie nas opiniões do público externo.

Neste blog, já falamos sobre como o bom relacionamento traz resultados positivos para o rendimento dos profissionais. E tendo em vista que um funcionário feliz traz vantagens tanto para ele mesmo como para a empresa em que atua, existem ações que tornam possível trabalhar o engajamento dos colaboradores e fazer deles ótimos aliados para o negócio.

É o que explica a professora do curso de Comunicação da Newton, Christiane Rocha e Silva. Ela relembra que grande parte das empresas focam no ‘marketing para fora’, ou seja, no fortalecimento dos seus produtos e serviços para o público externo, porém, deixam de lado o interno. “Precisamos lembrar, entretanto, que, ao falarmos de uma empresa, falamos, sobretudo de pessoas. São elas que compõem e conduzem o empreendimento e são elas que, uma vez satisfeitas em seu ambiente de trabalho, felizes em suas equipes, produzirão melhor e replicarão de forma positiva o nome da empresa”, frisou.

Entre outros resultados das ações de endomarketing, a professora cita o estimulo do espírito de colaboração, a valorização dos funcionários e a sensação de pertencimento ao negócio. “O conceito de selfie não tem a ver apenas com tirar fotos, mas também com a percepção de você faz parte de um grupo, que está dividindo momentos com os amigos ou, no caso do trabalho, compartilhando situações com pessoas com as quais você passa seis, oito, dez horas do seu dia”, complementa Christiane.

As principais diferenças entre empresas que investem em Comunicação Interna e aquelas que não focam em ações nesse sentido está na imagem que elas passam para seus clientes e consumidores. Segundo Christiane, a empresa que respeita seus públicos, a começar pelos internos, terá valorização e reputação mais interessantes no mercado.

E, para quem está pensando em que tipo de iniciativas podem promover esse engajamento, a professora dá algumas dicas: ações de qualificação, como cursos, workshops e palestras para os funcionários; esquemas de bonificação por metas batidas; e até espaços, virtuais ou físicos, para que colaboradores possam dar ideias e participar do planejamento estratégico das empresas podem trazer grandes resultados. Vale a pena investir.

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