Enfermeiros e farmacêuticos estão entre os profissionais mais contratados em 2018

10 de Agosto de 2018, 17h39

Enfermeiros e farmac%c3%aauticos est%c3%a3o entre os profissionais mais contratados em 2018

Enfermeiros e farmacêuticos estão em alta! As duas profissões lideram a lista de profissionais mais contratados com carteira assinada nos primeiros quatro meses de 2018 no Brasil, à frente até mesmo de cursos como Medicina e Direito. O levantamento, feito pelo site Quero Bolsa, utilizou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados relativos aos primeiros quatro meses do ano.

A pesquisa filtrou o número de admitidos formais e, segundo o Ministério do Trabalho, que divulga os dados, o número de enfermeiros contratados superou a marca de 16,7 mil em todo Brasil. Já os farmacêuticos ocuparam 14.341 novos cargos.

As razões para esse crescimento são muitas. Uma delas, na avaliação da gestora do Instituto de Saúde da Newton, Marcela Unes, são as muitas possibilidades de atuação. “Esses profissionais têm uma presença indispensável em todos os níveis de atenção à saúde, uma vez que visam proporcionar cuidado ao paciente, família e comunidade. São, sobretudo, educadores a todo instante, contribuindo para a geração, difusão e aplicação de conhecimentos que promovam a saúde e o bem-estar da população”, destaca.

Isso quer dizer, portanto, que para ser um bom enfermeiro ou farmacêutico é fundamental ter uma vontade nata de ajudar ao próximo e contribuir para o bem-estar do paciente, família e comunidade. Mas isso não é tudo. Para aumentar ainda mais as chances de empregabilidade, é importante manter um constante aprendizado.

Atividades práticas e estágios são fundamentais, uma vez que permitem ao estudante vivenciar a realidade profissional, a organização do trabalho e as práticas interprofissionais. “Tal conduta potencializa o conhecimento e o desenvolvimento das competências, habilidades, atitudes e valores necessários para exercer a atividade profissional”, garante a gestora.

É preciso mencionar, ainda, a importância de desenvolver habilidades comportamentais, como proatividade, criatividade, capacidade de trabalhar em equipe e proposição de soluções para solucionar problemas, características essenciais e que aumentam as chances de conquistar uma posição no mercado de trabalho.

De acordo com Unes, a área de atuação do farmacêutico é ampla, sendo algumas tradicionais bem consolidadas e em constante crescimento, como drogarias, farmácias de manipulação, indústrias e laboratórios de análises clínicas e outras mais novas e em expansão, como o atendimento em clínicas e em consultórios farmacêuticos e a Farmácia Estética.

Já em relação à Enfermagem, uma área de grande destaque e crescimento vem sendo os atendimentos em clínicas e consultórios, favorecendo a atividade autônoma desses profissionais, bem como a ampliação do atendimento à clientela no âmbito individual, coletivo e domiciliar.

Conheça outros cursos que também registraram crescimento em 2018, de acordo com o Quero Bolsa:

 

1 – Enfermagem: Número de contratações: 16.755

2 – Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Número de contratações: 15.863

3 – Farmácia: Número de contratações: 14.341

4 – Ciências Contábeis: Número de contratações: 13.803

5 – Administração: Número de contratações: 12.441

6 – Gestão de Recursos Humanos: Número de contratações: 6.364

7 – Medicina: Número de contratações: 4.660

8 – Sistemas da Informação: Número de contratações: 4.231

9 – Nutrição: Número de contratações: 3.913

10 – Educação física: Número de contratações: 3.797

11 – Fisioterapia: Número de contratações: 3.696

12 – Direito: Número de contratações: 3.422

13 – Design: Número de contratações: 3.324

14 – Logística: Número de contratações: 3.019

15 – Engenharia Civil: Número de contratações: 2.804

 

Últimas notícias da categoria De olho na carreira

Receba novidades sobre Carreiras

Serviços Online

fechar