Enfermagem é decisiva para a preservação da vida

11 de Maio de 2020, 10h33

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19), neste 2020, mostra para todos a importância da área de saúde e dos profissionais envolvidos nela. Diante de uma crise sanitária, o combate à propagação de doenças e o tratamento de pessoas infectadas só são possíveis a partir da atuação conjunta de diversas áreas, dedicando e estudando maneiras para preservar a vida e garantir o bem-estar da população.Nesse sentido, a Enfermagem é decisiva e está na linha de frente dessas práticas.

A profissão nasceu por meio de conhecimentos empíricos de práticas de saúde. Você já parou para observar como, na história, doenças eram tratadas por práticas diferentes, dependendo da cultura, das práticas religiosas ou da civilização? Hoje, a Enfermagem é encarada como ciência, imprescindível para a sobrevivência e qualidade de vida do ser humano.

A serviço da sociedade, o enfermeiro, com formação e capacidade técnica, atua nos cuidados diretos e imediatos aos pacientes, além da promoção da saúde, fornecendo orientações sobre como evitar doenças. Em situações como a da pandemia, a profissão reforça sua relevância, na detecção e avaliação de casos suspeitos. Além de formarem o maior número de profissionais da área da saúde dentro dos hospitais, os enfermeiros representam uma categoria profissional que está 24 horas junto com o paciente. Essas observações são destacadas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

A formação superior no bacharelado de Enfermagem possui dez semestres e inclui disciplinas em comum na área da saúde – como Anatomia, Patologia, Bioquímica, Primeiros Socorros, Biologia Molecular –, além das específicas, como Deontologia e Enfermagem, Segurança do Paciente, Ensino Clínico – Saúde Coletiva, Gestão dos Serviços de Saúde. Para saber mais detalhes sobre a graduação em Enfermagem na Newton, clique aqui.

Refletindo sobre a profissão – Instituído em 1974, o Dia Internacional da Enfermagem é celebrado em 12 de maio. No Brasil, a data também é considerada como Dia do Enfermeiro e até o próximo dia 20 do mês, há a Semana Nacional da Enfermagem. Observando essas datas e o momento que enfrentamos mundialmente com a Covid-19, a Newton promove, nos próximos dias 12 e 14/05, a Semana da Enfermagem Newton. Com aulas virtuais abertas ao público, nos dois dias, serão debatidos assuntos relacionados ao tema: “Qualidade em enfermagem e saúde na defesa do SUS”.

Carolina Mascarenhas, professora do curso e uma das organizadoras do evento, pontua a importânciadessa reflexão. “O tema da Semana de Enfermagem é proposto, anualmente, pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABen) e a urgência em abordar essa temática está na luta por valorização profissional e pela defesa do SUS como sistema articulado no combate aos problemas de saúde da população brasileira. Em tempos de pandemia, o assunto se faz ainda mais relevante e necessário de ser discutido uma vez que os profissionais de enfermagem estão na linha de frente no combate ao Covid-19 e a estrutura do SUS garante maior capilaridade e eficiência no combate da doença”, reforça.

Para conferir toda a programação e se inscrever, basta acessar este link.

Capa carreiras enfermagem

Últimas notícias da categoria De olho na carreira

De olho na carreira
21/05/2020
Istock 1154126998

O que significa sucesso para você?

Receba novidades sobre Carreiras

Serviços Online

fechar