Descubra como ser bem sucedido em uma entrevista por videochamada

27 de Abril de 2020, 13h45

Apesar das dificuldades econômicas causadas pela pandemia do novo coronavírus, há empresas que estão crescendo em meio à crise e estão contratando profissionais para atender ao aumento da demanda. Para estes casos, a entrevista de emprego por videochamada tem sido a melhor alternativa para a realização de processos seletivos.

Quer ser bem sucedido em uma entrevista de emprego por videochamada? Confira esta entrevista com a psicóloga e consultora de carreiras da Newton, Carolina Salvo, e aumente seu potencial de empregabilidade.

Newton Carreiras: Como funciona a entrevista por videochamada?

Carolina Salvo: Quanto à estrutura, provavelmente a entrevista à distância seguirá o modelo utilizado na modalidade presencial. Porém, uma entrevista por videochamada exige preparação do candidato, principalmente quanto ao acesso à internet e dispositivo (celular, computador, etc) que será utilizado para a chamada. Se a conexão de internet não for estável, assim como a câmera e microfone do dispositivo, a entrevista perderá qualidade. Dependendo do caso, a entrevista precisará ser paralisada, e isso é prejudicial ao candidato.

NC: Quais as elementos comuns entre a entrevista realizada por videochamada e a feita pessoalmente?

CS: Tanto na entrevista presencial quanto na feita por videochamada, haverá uma estrutura de perguntas. Esses questionamentos serão feitos a depender da vaga, ou seja, para cada vaga perguntas distintas. Mas, algumas perguntas com certeza acontecerão, tais como:

- Pontos fortes e fracos;

- Resultados conquistados no último trabalho;

- Por que gostaria de trabalhar naquela empresa para a qual está se candidatando;

- Quais seus valores e o que motiva você;

- Quais seus sonhos;

- Pretensão salarial.
 

NC: Qual é a importância da apresentação física para a entrevista por videochamada?

CS: A aparência sempre é levada em consideração independente da modalidade de entrevista. Entretanto, quando se trata de videochamada, a maioria dos candidatos não leva a aparência a sério. Não é raro termos candidatos vestidos com camiseta, bermudas, unhas mal cuidadas, barba sem fazer, cabelos despenteados. O que se deve ter em mente é que a entrevista é um momento sério e de avaliação, por isso, é necessário que se dedique ao capricho na aparência para demonstrar ao avaliador que você está preparado adequadamente para aquele momento.

NC: Que características deve ter o ambiente da casa para a realização da entrevista online?

CS: O ambiente deve ser, preferencialmente: claro, sem ruídos e sem movimentação de pessoas ao fundo.

NC: É possível treinar para a entrevista por videochamada? De que forma?

CS: É possível treinar para a entrevista sim. Inclusive na plataforma da Newton o aluno terá dentro de alguns dias a modalidade de "Simulação de Entrevista". Nessa funcionalidade, o estudante poderá gravar vídeos respondendo a diversas perguntas e receberá nosso feedback. Enquanto isso, pode-se treinar fazendo vídeos por conta própria, respondendo a perguntas, como as citadas acima, de elementos comuns nas entrevistas.

NC: Quais cuidados devemos ter com a postura e com a fala em uma entrevista online?

CS: Na entrevista online, devemos manter uma postura que demonstre conforto, mas também respeito e interesse. A fala deve ser pausada, clara e objetiva, pois as chamadas de vídeo acabam perdendo um pouco de qualidade e, se o candidato fala muito rápido ou apresenta informações em excesso, o entrevistador pode ter dificuldade em compreender.

NC: Existe algum outro aspecto importante que você gostaria de destacar?

CS: Uma dica legal é ter sempre em mãos um local para anotações. Assim o candidato pode ir tomando nota de observações interessantes ou aspectos que gostaria de ressaltar quando chegar o momento de responder, inclusive, pode anotar possíveis dúvidas que gostaria de esclarecer. E também para anotar dados importantes que podem ser informados sobre a vaga, tais como: benefícios, horário de trabalho, salário, etc.

A psicóloga e consultora de carreiras da Newton, Carolina Salvo, recomenda ainda alguns cuidados essenciais para entrevistas por videochamada:

· Usar blusas discretas, sem muitos desenhos e cores, pois gera uma qualidade melhor no vídeo;

· Evitar movimentos bruscos;

· Caso queira, usar maquiagem, de forma moderada;

· Testar os equipamentos com antecedência;

· Usar fones de ouvido, pois reduzem os ruídos para o recrutador e melhora a qualidade do som para o candidato.

E você, já participou de processo seletivo por meio de videochamada? Como foi a experiência? Compartilhe com a gente!

Istock 1217241160

Últimas notícias da categoria De olho na carreira

De olho na carreira
21/05/2020
Istock 1154126998

O que significa sucesso para você?

Receba novidades sobre Carreiras

Serviços Online

fechar