Confira nove dicas para se adaptar ao trabalho em casa durante pandemia

23 de Abril de 2020, 11h21

Com a pandemia de coronavírus e a necessidade de afastamento social para evitar a disseminação da Covid-19, trabalhadores de todo o mundo precisaram adaptar suas rotinas de trabalho. Um grande número de profissionais se viram obrigados a trabalhar de casa, em esquema home office, muitos pela primeira vez.

Essa forma de trabalho tem apresentado desafios para funcionários e gestores, sendo a principal delas manter o equilíbrio entre a produtividade e a qualidade de vida, não trabalhar demais nem ficar disperso com as distrações que existem em casa. Para ajudar você a se adaptar melhor ao home office durante a pandemia, separamos nove dicas. Confira:

1. Organize espaço de trabalho – Encontre um local em sua casa que seja sempre seu espaço de trabalho. Caso você divida a casa com outras pessoas, fique o mais separado possível da rotina doméstica. Assim como no ambiente coorporativo, é essencial contar com um assento confortável e um apoio para o computador, mesmo que improvisado com livros. Observe também se a iluminação e a ventilação do ambiente estão adequadas.

2. Combine regras de convivência com sua família – Informe às pessoas com quem você mora, de forma clara e gentil, sobre suas necessidades e compromissos. Para quem tem crianças em casa, é fundamental conversar com a família e demonstar que você não estará disponível durante uma parte do dia. Se for necessário, deixe em local visível seu horário de trabalho e recomendações, como evitar barulho excessivo e interrupções.

3. Vista-se adequadamente – Resista ao impulso de trabalhar de pijamas. Se arrume para o trabalho, troque de roupa, arrume o cabelo, faça a barba. Isso ajudará a manter sua autoestima. E sua mente compreenderá a diferença entre estar de folga ou trabalhando em casa.

4. Estabeleça uma rotina – Mantenha os hábitos que tinha quando trabalhava fora de casa: tome banho e faça o café da manhã no horário usual. Demarque os limites entre trabalho e descanso. Defina, junto com seu gestor, o horário de expediente para iniciar e terminar suas tarefas todos os dias. Não se alimente no espaço de trabalho: faça pausas e separe um horário para fazer suas refeições.

5. Autogestão – Organize uma lista de tarefas, destacando o que é urgente e/ou importante, para saber o que e quando fazer cada item. Ao concluir uma tarefa, risque-a de sua lista. Perceba o efeito psicológico positivo em ver as coisas sendo feitas ao longo do dia.

6. Faça pausas – Em casa, é essencial se organizar e fazer pequenos intervalos ao longo do dia, além de separar uma hora para o almoço ou jantar. Por isso, faça intervalos rápidos, de 10 minutos, entre o início do trabalho e o almoço, e outro na parte da tarde. Mude de ambiente, beba alguma coisa e/ou se alimente com algum alimento saudável. Essa parada é importante para renovar as energias e diminuir a sensação de isolamento.

7. Estabeleça um canal de comunicação com a equipe de trabalho – Trabalhar remotamente não significa trabalhar sozinho. Faça contatos frequentes com sua equipe – chefes, colegas, etc. Atualmente, os diversos aplicativos e ferramentas disponíveis facilitam essa comunicação.

8. Gerencie suas expectativase metas – É fundamental ajustar as metas do trabalho à realidade do home office, para que sua produtividade seja garantida. Isso ajuda a manter o foco, a gerenciar as expectativas e a fugir das distrações.

9. Conheça e utilize as ferramentas – Existem inúmeros aplicativos e ferramentas que são essenciais para viabilizar o trabalho em esquema home office. Por exemplo, softwares de videoconferência e aplicativos de bate-papo, serviços de armazenamento em nuvem, programas de acesso remoto e ferramentas para produtividade.

E você? Tem estratégias e dicas que auxiliaram na adaptação ao home office? Compartilhe com a gente!

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