Confira dez dicas para afastar o estresse da sua rotina

28 de Abril de 2020, 11h37

O estresse é um dos problemas mais comuns da atualidade. Se você precisa lidar com a correria para conciliar o trabalho e os estudos, o excesso de informações, a exigência por melhores resultados e ainda a ansiedade causada pelo distanciamento social, certamente o estresse faz parte da sua rotina.

Mas saiba que existem atitudes e estratégias que podem impedir que o estresse prejudique sua produtividade e a sua saúde. Aliando o autoconhecimento a algumas mudanças de hábito, é possível alcançar o equilíbrio entre trabalho, resultados e qualidade de vida!

Confira algumas dicas que podem ajudar você a afastar o estresse da sua rotina:

1- Respire - Um dos sinais mais comuns do estresse é a dificuldade de respirar. Nesse nível de tensão, o sistema nervoso libera os hormônios cortisol e adrenalina, que aumentam a frequência cardíaca e deixam a respiração ofegante. Preste atenção ao ar que entra no seu corpo. Então inspire lentamente, levando o ar para o abdômen, conte até dez enquanto puxa e, depois, quando solta a respiração. Repita o ciclo quatro vezes. Fazendo a prática dez minutos por dia, você fortalece seu corpo e acalma sua mente.

2- Comunique-se com amigos ou colegas - Conversar com um amigo, colega de trabalho ou com um profissional habilitado como um psicólogo pode ajudar você na solução de problemas e a redução do estresse. Falar sobre como se sente pode funcionar e afastar você dos pensamentos estressantes, ajudando a liberar parte da tensão acumulada.

3- Evite o excesso de cafeína, álcool e nicotina - Manter-se hidratado permitirá que seu corpo lide melhor com o estresse. Troque as bebidas alcoólicas ou com cafeína por água, chás de ervas ou sucos de frutas naturais diluídos. Evite, ou reduza, o consumo de nicotina. O álcool, em pequenas quantidades, age como um estimulante. A cafeína e a nicotina também são estimulantes e contribuem para o aumento do seu nível de estresse.

4- Pratique Atividade Física - Situações estressantes aumentam os níveis de hormônios como adrenalina e cortisol. O exercício físico ajuda a metabolizar esses hormônios e libera endorfina, substância que aumenta a resistência à dor e proporciona relaxamento e prazer. A prática regular amplia também a capacidade cognitiva do organismo, melhora a concentração, a qualidade do seu sono e dá mais disposição para desempenhar as tarefas do dia a dia. Verifique com seu médico qual tipo de exercício mais adequado para sua condição de saúde.

5- Durma bem - Você tem dormido bem? Maximize seu relaxamento antes de dormir. Evite trabalhar várias horas antes de ir para a cama. Evite cafeína e álcool excessivo durante a noite. Tome um banho morno ou leia um livro para relaxar seu corpo, cansar seus olhos e ajudá-lo a desligar das preocupações. Certifique-se de que seu quarto é um ambiente tranquilo, sem computador e celular. Tente ir para a cama mais ou menos na mesma hora todos os dias, para que seu corpo se acostume com a rotina de dormir. Uma boa noite de sono tornará sua rotina diária mais leve.

6- Utilize técnicas de relaxamento - Todos os dias, tente relaxar com alguma técnica de redução do estresse, como, por exemplo, a meditação. Meditar alivia as tensões e a maneira como lidamos com os problemas. A técnica mindfulness, associada ao controle da respiração, ajuda a livrar a mente de pensamentos estressantes que geraram ansiedade. Se você achar difícil relaxar no primeiro momento, não se preocupe. O relaxamento é uma habilidade que pode ser aprendida e que melhora com a prática.

7- Gerencie seu tempo - Nem sempre é possível realizar todas as tarefas planejadas para o dia. Por isso, é importante priorizar suas tarefas. Faça uma lista de todas as coisas que você precisa fazer e liste-as em ordem de prioridade. Observe quais demandas precisam ser atendidas imediatamente, e quais podem ser feitas na próxima semana ou quando for possível. Você também pode dividir sua lista em tarefas menores e espalhadas por um período de tempo. Lembre-se de criar intervalos para tarefas inesperadas ou de emergência e para seu relaxamento e bem-estar.

8- Aprenda a dizer “não” - Dizer “não” a demandas adicionais ou menos relevantes ajudará a reduzir seu estresse e a desenvolver mais autoconfiança. Você pode achar difícil dizer “não” porque quer ajudar, ser gentil ou agradável. Ou por medo de conflito, rejeição ou perda de oportunidades. E se sentir relutante, pelo menos no começo, em responder um pedido com um “não”. Para ajudar, elabore algumas frases para fazer a negação de forma gentil, estimulando a outra pessoa a compreender sua situação.

9- Relaxe a musculatura - Nos dias mais estressantes, tendemos a tensionar os músculos, o que pode resultar em dores nas costas, no pescoço e até nas mandíbulas. Então, sempre que perceber esta situação, levante-se e alongue-se para soltar a musculatura.

10- Cuide da alimentação - Tente manter uma dieta saudável, equilibrada e nutritiva. Selecione bem os alimentos e evite muito perto da hora de dormir. Procure também reduzir sua ingestão de açúcares refinados, pois eles podem levar a sensação de cansaço e irritabilidade.

E você, que estratégias utiliza para manter o estresse longe da sua rotina? Compartilhe com a gente!

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